Veículo híbrido da empresa sul-coreana é aposta para brigar com SUVs, mas não tem data confirmada.
Este texto foi atualizado em 22/10
Na onda do atual mercado automotivo que prefere chamar os veículos “crossovers” de “SUV compactos”, a Kia do Brasil também quer entrar na briga e trará em novembro o Kia Stonic ao Brasil.
O Stonic é produzido na Coréia do Sul desde 2017 e compartilha plataforma e vários componentes com o Kia Rio. O modelo tem motor 1.0 turbo, o mesmo que a Hyundai usa no HB20 e usará no futuro Creta, a diferença é que o Stonic carrega junto um motor elétrico, o que o torna um veículo híbrido.
O sistema híbrido administra a movimentação do veículo, usando o motor elétrico em situações menos desgastantes, como o tráfego em uma velocidade constante em uma rodovia, por exemplo. A recarga da bateria é feita pela recuperação de energia em frenagens e também pelo próprio motor a combustão, o que economiza combustível e descarta a necessidade de recarregar o veículo em uma fonte de energia, por exemplo.
A chegada do Stonic ao Brasil foi confirmada pela Kia ao Jornal do Carro em julho. Em outubro a empresa confirmou que o carro chegará em novembro.
Quando chegar, o novo Kia terá preços a partir de R$ 149.900 e deve duelar na faixa do Jeep Renegade e do primo Hyundai Creta. Porém, os dois carros citados têm motor flex. Neste ponto, a Kia chegará com larga vantagem de preço porque os concorrentes não tem produtos na mesma categoria.
A Kia é uma empresa sul-coreana que pertence ao conglomerado da Hyundai. No Brasil ela é representada por uma empresa local, o Grupo Gandini, e não tem produção nacional. A maior parte dos veículos vêm da fábrica da Kia no México. Esse movimento de importação e a flutuação do valor do dólar causam um movimento instável para a empresa no Brasil.
O Kia Rio, por exemplo, foi lançado em 2016 lá fora e por vários anos foi sendo especulada sua chegada no Brasil. Só chegou em 2020.
Outra promessa da Kia para o Brasil foi o Kia Niro, que segundo a empresa chegaria no começo de 2021 e até agora não foi lançado. O Kia Soul, que já tem nova geração lá fora, não é vendido no país há um ano