O Suzuki Jimny não é fabricado no Brasil desde o início deste ano, porém só agora a sua falta foi sentida. É que a Souza Ramos, empresa que representa a Suzuki no Brasil, não divulgou qualquer comunicado sobre o encerramento da produção do jipinho.
O motivo do fim da produção é que o motor do Jimny não se adequava às novas normas de controle de poluentes que entrarem em vigor este ano. A informação foi confirmada pela Revista Quatro Rodas. O preço também não ajuda. Atualmente o Jimny nacional tem preço a partir de R$ 112 mil.
O carro ainda consta na página da Suzuki e as concessionárias informam que há estoque disponível.
Leia também:
– Suzuki lança nova versão limitada do Jimny Sierra
– Dez carros que ficaram marcados por cores exóticas
Agora a Suzuki vende apenas o Jimny Sierra, que é importado. E com isso a marca toma caminho semelhante à da Ford que passou a ser apenas uma importadora de veículos.
O fim do Jimny brasileiro é mais um marco negativo para a indústria automotiva nacional. Com o fim da Troller no ano passado o Jimny era o único carro da categoria sendo produzido em série no Brasil.
O Jimny como conhecemos chegou ao Brasil em 1997 via importação independente. Depois ele saiu do mercado e voltou em 2012 com produção nacional. O carro parou de ser fabricado em 2018 pelo mundo e foi substituído pelo Jimny Sierra. Porém no Brasil os dois modelos conviviam, sendo o último importado.
A Souza Ramos, que representa a Suzuki e a Mitsubishi no Brasil, produzia os veículos das duas marcas na mesma fábrica em Catalão (GO). Com o fim do Jimny a fábrica brasileira não fabrica mais nenhum veículo da Suzuki, apenas a picape Mitsubishi L200 e o SUV Eclipse Cross.