A Jeep apresentou nesta quinta-feira (8) seus novos veículos elétricos que serão colocados na linha dos Estados Unidos e da Europa. A marca também revelou o nome do “baby Jeep”, que já havia sido mostrado este ano sem o nome. Para o Brasil a empresa afirma que em breve terá um novo modelo elétrico, que não será nenhum dos apresentados hoje.
Jeep Avenger
A primeira novidade da marca a chegar será o Jeep Avenger, e que era conhecido como “baby Jeep”. Ele será apresentado oficialmente no próximo mês, no Salão de Paris, e chegará ao mercado logo depois. A marca apresentou o nome e fotos do carro, mas não as suas especificações.
Elétrico e fabricado na Polônia, este carro poderá ter versões a combustão no futuro e chegar a outros mercados. Por enquanto ele será vendido na Europa e será o primeiro Jeep que aproveitará uma plataforma da Peugeot após a fusão que criou a Stellantis.
Jeep Recon
Novidade apresentada nesta quinta-feira, o Jeep Recon é um 4×4 totalmente elétrico, que a empresa chama de 4xe, e segundo a Jeep é totalmente apto para vencer trilhas no mesmo nível que os carros a combustão da empresa. Além do motor, outra novidade: o carro tem portas e vidros removíveis.
“O novíssimo Jeep Recon totalmente elétrico consegue atravessar a poderosa Rubicon Trail, uma das trilhas off-road mais desafiadoras dos EUA, e chegar ao final da trilha com autonomia suficiente para voltar à cidade e recarregar”, disse Christian Meunier, CEO da Jeep.
O carro estará disponível só em 2024 nos Estados Unidos e também na Europa.
Wagooner elétrico
Outro modelo comentado pela Jeep é o novo Wagooner 100% elétrico. Ele terá uma grande autonomia, de 644 quilômetros. Para efeito de comparação, considere que São Paulo e Rio de Janeiro estão separadas por 435 quilômetros. O modelo estará disponível em 2024.
E o Brasil?
No Brasil a Jeep já lançou o Compass 4xe híbrido em abril deste ano. O segundo modelo lançado no país também será híbrido e deve ser o Grand Cherokee, conforme comentado durante o lançamento de abril.
Em manifestações anteriores o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, já manifestou que o grupo vê o Brasil com olhos diferentes da Europa com relação aos propulsores dos carros.
Enquanto na Europa a Stellantis investe no carro elétrico, na América do Sul a empresa vai apostar nos híbridos. A razão, segundo as declarações, é que a região tem desenvolvimento avançado de combustíveis renováveis, como o etanol.