Inventor do motor diesel usou óleo de amendoim para mostrar sua invenção e desapareceu misteriosamente

Rudolf Diesel era francês de pais alemães e criou o primeiro motor diesel fazendo um experimento de biocombustível na Alemanha

Quem tem um veículo diesel ou um motor que trabalhe para gerar energia para um comércio ou indústria deve um agradecimento ao francês Rudolf Diesel. Foi ele o inventor do motor que começou a ganhar fama no dia 10 de agosto de 1893. Rudolf era um engenheiro térmico que negociou sua invenção com várias empresas pelo mundo até desaparecer misteriosamente em setembro de 1913 durante uma viagem de negócios no mar europeu.

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Diesel nasceu na França e era filho de pais alemães. Estudo engenharia nas escolas alemãs e começou a se interessar pelo desenvolvimento de motores. Os motores à combustão já eram conhecidos no mercado desde a década de 1870, quando foi patenteado o primeiro modelo comercial. Segundo a biografia de Diesel, a sua busca na engenharia era por um motor que pudesse atender pequenas e médias empresas naquele momento.

Na época em que desenvolveu o motor o engenheiro trabalhava em uma empresa de refrigeração alemã e na época recebeu financiamento de duas empresas, que hoje se chamam MAN e a Thyssekrupp, a primeira conhecida no Brasil por fabricar alemães e a segunda por seus elevadores.

Seu primeiro motor foi apresentado ao público em 1893 e usou óleo de amendoim na apresentação, o que pode ser considerado um tipo de biocombustível. Posteriormente foram utilizadas variações de petróleo até chegar ao Diesel como ficou conhecido. Apesar de focar em um motor barato para comércios menores, o motor a diesel acabou sendo abraçado pela indústria da época em geral, gerando um enorme ganho para seu inventor.



Diesel se tornou milionário na virada de século 1900, quando as empresas deixaram o motor a vapor para utilizar definitivamente o diesel.

Morte misteriosa

Segundo sua biografia, Diesel desapareceu misteriosamente em setembro de 1913 quando voltava de navio para Londres. Ele estava antes na Bélgica para acompanhar a inauguração de uma nova fábrica de motores diesel e também em um anúncio para o uso destes motores em submarinos.

O navio chegou à Londres, mas Diesel não. Ele então foi considerado morto por afogamento e o motivo seria um suicídio. Seu corpo foi encontrado por outro navio e reconhecido pelo filho. Segundo registros publicados anteriormente pela BBC, apesar de sua invenção promissora, Diesel havia perdido muito dinheiro com investimentos na época e acumulada dívidas.

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A publicação Smithsonian relata que o desaparecimento de Diesel deixou o mundo confuso. A causa da morte oficial foi registrada como suicídio, mas há teorias da conspiração que colocam como possibilidade do caso ser um homicídio cometido por agentes do governo alemão, principalmente após sua invenção se tornar útil para máquinas militares.

Também chegou-se a especular uma possível morte por concorrentes da indústria de motores, também sem provas. Um ano antes da morte, Diesel estava sendo exaltado por jornais da Europa de dos Estados Unidos como o pai de um dos maiores inventos da humanidade.

Fato é que isso chegou a ser publicado na época, mas nunca foram trazidas provas sobre isso. Um dia antes de embarcar na viagem que resultou em sua morte, Diesel deixou uma carta para sua esposa em que se declarava a ela.

Publicada originalmente em

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