Indústria de carros está preocupada com aumento de ataques cibernéticos

De cada 10 ataques em 2024, dois foram graves, aponta empresa do setor

A Upstream, líder global em segurança cibernética, fez um anúncio que criou uma onda de preocupação entre as empresas de carros. A empresa afirma que nunca antes os ataques cibernéticos causaram tantos prejuízos ao setor – de montadoras de veículos a carregadores elétricos, de fabricantes a concessionárias.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Sediada em Michigan, EUA, a Upstream acaba de divulgar seu relatório anual de segurança cibernética, e ele foi avassalador ao dizer que o riscos aumentaram. Se em 2023 apenas 5% dos ataques ao setor foram em grande escala, em 2024 eles deram um salto e chegaram a 19% de todos os ataques.

Talvez o incidente mais sério tenha sido contra a CDK Global, gigante fornecedora de software para montadoras e concessionárias. O ataque do tipo ransonware ocorreu em junho de 2024 e afetou 15 mil lojas de carros durante 3 semanas, causando prejuízos que ultrapassaram 1 bilhão de dólares.

O aumento na quantidade de veículos autônomos e a dependência por mais softwares introduziu novas vulnerabilidades, avalia a Upstream. “O cenário de segurança cibernética em todo o ecossistema automotivo e de mobilidade inteligente está prestes a se tornar mais complexo do que nunca”, disse Yoav Levy, CEO e cofundador da Upstream.



A empresa também aponta que dispositivos de mobilidades inteligentes, como carregadores e gerenciadores de frotas estão vulneráveis a ataques.

“As ameaças cibernéticas estão evoluindo mais rápido do que a indústria está preparada para lidar. Os agentes de ameaças já mudaram para métodos de ataque em larga escala, alimentados por IA, visando não apenas veículos, mas também sistemas como infraestrutura de carregamento de VE. Essa crescente superfície de ataque exige uma abordagem transformadora e proativa à segurança cibernética”, disse Levy.

Ainda de acordo com a Upstream, 92% dos ataques foram feitos remotamente, e 85% dees foram de longo alcance. Assim, o número de veículos individuais em que hackers assumiram totalmente o controle subiu drasticamente, representando 35% de todos os incidentes de maior gravidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A saída será investir em mais segurança, o que manterá o emprego dos milhares de funcionários de empresas como a Upstream. Mas causará, também, um aumento de preços de veículos, já que manter a tecnologia segura tem seu preço.

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários