O Novo HB20, segundo carro mais vendido do país em 2022, atrás apenas da líder Fiat Strada, começou a ser comercializado no mercado colombiano. Produzido exclusivamente na fábrica de Piracicaba/SP, o modelo deve incrementar 5 mil vendas para a montadora até o fim do ano.
Todas as versões exportadas para a Colômbia terão motor 1.6 aspirado. O modelo, oferecido nas carrocerias hatchback e sedã, com câmbio automático ou manual, traz rodas de liga leve diamantadas, seis airbags, câmera de ré, alarme perimétrico, limitador de velocidade, tela multimídia de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, e saída USB para ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros.
Os veículos serão comercializados pela representante oficial da marca sul-coreana no país desde 2021, a Astara, que está presente em mais de 80 pontos de venda distribuídos por todo o território colombiano.
Renovada em 2022, a nova aparência do HB20 é mais retilínea e geométrica, ressaltando a percepção de tamanho do carro, que teve seu comprimento aumentado. A traseira do Novo Hyundai HB20 foi reestilizada e ampliada, e agora possui lanternas integradas que cruzam o carro de um lado ao outro, em linha com outros modelos recentes da Hyundai, como o novo Tucson e o Elantra.
“O Hyundai HB20 é um sucesso consolidado no mercado brasileiro. Temos certeza de que a recepção do Novo Hyundai HB20 no mercado colombiano será excelente e irá reforçar a estratégia regional de elevação da marca e conexão com os clientes locais”, diz Gerardo Carmona, vice-presidente de Vendas para os mercados de exportação da Hyundai Américas Central e do Sul.
A relação comercial entre Brasil e Colômbia no setor automotivo é bastante ativa. Ambas as nações são importantes produtores de veículos na América Latina, e há uma grande quantidade de comércio entre elas de carros, peças e componentes.
Os dois países compartilham uma fronteira comum e têm uma relação comercial próxima, o que facilita o comércio de veículos entre eles. Além disso, existem acordos comerciais entre Brasil e Colômbia que incentivan a troca de bens e serviços, incluindo veículos.