É duro saber que um modelo foi descontinuado pela montadora, mesmo quando se sabe que não havia mais o que fazer para recuperá-lo. Pior ainda saber que todo um segmento saiu de linha de uma vez. Os amantes dos carros mais envenenados tiveram uma péssima notícia. Os hot hatches a combustão da Hyundai estão acabados. Pelo menos na Europa.
Não que a montadora coreana tivesse alguma expertise na área. De fato, essa nunca foi a vocação dela. Mas em 2017 os fãs de hot hatches se animaram ao saber do lançamento do Hyundai i30 N, a versão apimentada do i30. Para a montadora, era a realização de um sonho.
O i30 N materializou tudo o que a Hyundai poderia fazer de bom para um esportivo numa carroceria pequena. O motor entregava nada menos que 271 cavalos e 36 kgfm de torque, entrando na briga com fortes concorrentes, como Ford Focus ST, Honda Civic Type R, Peugeot 308 GTi e Volkswagen Golf GTI, todos modelos consolidados entre os hot hatches.
O i30N tinha muito mais equipamentos que os rivais e só perdia em potência para o Civic. De todos os outros, ganhava em potência e em torque. Uma obra-prima celebrada no seu devido tempo.
O sucesso do seu hatch médio apimentado fez com que a montadora apostasse no mesmo esquema para seu irmão menor, o i20 – na Europa uma espécie de primo do nosso HB20. O Hyundai i20 N, no entanto, fez menos sucesso e saiu de linha sem deixar muitos viúvos.
“A produção dos modelos ICE N cessou para o mercado europeu a partir de fevereiro, em linha com o nosso compromisso de oferecer uma linha de emissões zero aos nossos clientes. até 2035 e operar 100% neutro em carbono até 2045. No futuro, na Europa, a Hyundai está a desenvolver o Hyundai N como pioneiro em veículos elétricos de alto desempenho”, explicou a Hyundai em comunicado oficial.
Já é possível saber um pouco deste futuro. Lançado em 2023, o Ioniq 5 N chamou a atenção por ser um hatch elétrico de 641 cavalos. O problema será convencer os entusiastas, que viram a montadora chegar tarde ao segmento de hot hatches, gostaram do que viram, mas tiveram tão pouco tempo para desfrutar daquele momento.