HB20 regride em segurança em teste de colisão

Depois de conseguir quatro estrelas em 2019, HB20 levou apenas uma em novo teste feito pelo Latin NCAP

No primeiro teste do ano, esvaziado pela pandemia, o Latin NCAP chocou o mercado nacional ao revelar uma séria piora nos níveis de segurança do novo HB20. O veículo havia ido relativamente bem no primeiro teste, em setembro de 2019, com quatro estrelas para proteção adulto e três para crianças (de um máximo de 5). Agora, obteve apenas uma estrela para adultos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O motivo principal para o rebaixamento foi o teste de colisão lateral. A batida fez com que a porta atingisse o tórax do passageiro, gerando uma avaliação pobre – a pior. Pelas regras do Latin NCAP, uma avaliação pobre automaticamente diminui a nota máxima do teste para uma estrela. A proteção para crianças se manteve em três estrelas.

HB20 obteve apenas uma estrela pra o ocupante adulto do carro

O Latin NCAP decidiu realizar um teste de auditoria porque o primeiro havia sido patrocinado pela Hyundai, que ofereceu o veículo. Desta vez, o carro foi adquirido pelo programa.

É surpreendente e decepcionante que um fabricante como a Hyundai, líder em segurança nos mercados globais, seja caracterizado por um fraco desempenho de segurança na América Latina. É possível produzir veículos populares cinco estrelas no Brasil; portanto, os brasileiros deveriam questionar a Hyundai sobre por que eles estão sendo tratados como cidadãos de segunda classe“, esbravejou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP. Ele tem razão.

Em seu comunicado à imprensa, o Latin NCAP disse não ter encontrado nenhuma diferença na construção dos dois veículos testados, mas sim no desempenho. “Notamos uma desaceleração diferente sob as mesmas condições de teste e um comportamento ligeiramente diferente no painel interno das portas durante a colisão. Os sistemas de segurança não devem mostrar essas variações de um teste para outro. Esta situação levanta sérias questões sobre a estratégia da Hyundai dos sistemas de retenção de impacto lateral do HB20”, afirma trecho do comunicado.

Posicionamento da Hyundai

A Hyundai afirma que irá investigar as causas do rebaixamento na nota. A empresa afirma não ter havido mudanças no processo de produção ou nas especificações do modelo que justifiquem a diferença nos resultados. A montadora afirma levar em consideração qualquer possibilidade de melhorias no HB20.

Confira o vídeo do teste:

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES