Depois de conseguir quatro estrelas em 2019, HB20 levou apenas uma em novo teste feito pelo Latin NCAP
No primeiro teste do ano, esvaziado pela pandemia, o Latin NCAP chocou o mercado nacional ao revelar uma séria piora nos níveis de segurança do novo HB20. O veículo havia ido relativamente bem no primeiro teste, em setembro de 2019, com quatro estrelas para proteção adulto e três para crianças (de um máximo de 5). Agora, obteve apenas uma estrela para adultos.
O motivo principal para o rebaixamento foi o teste de colisão lateral. A batida fez com que a porta atingisse o tórax do passageiro, gerando uma avaliação pobre – a pior. Pelas regras do Latin NCAP, uma avaliação pobre automaticamente diminui a nota máxima do teste para uma estrela. A proteção para crianças se manteve em três estrelas.
O Latin NCAP decidiu realizar um teste de auditoria porque o primeiro havia sido patrocinado pela Hyundai, que ofereceu o veículo. Desta vez, o carro foi adquirido pelo programa.
“É surpreendente e decepcionante que um fabricante como a Hyundai, líder em segurança nos mercados globais, seja caracterizado por um fraco desempenho de segurança na América Latina. É possível produzir veículos populares cinco estrelas no Brasil; portanto, os brasileiros deveriam questionar a Hyundai sobre por que eles estão sendo tratados como cidadãos de segunda classe“, esbravejou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP. Ele tem razão.
Em seu comunicado à imprensa, o Latin NCAP disse não ter encontrado nenhuma diferença na construção dos dois veículos testados, mas sim no desempenho. “Notamos uma desaceleração diferente sob as mesmas condições de teste e um comportamento ligeiramente diferente no painel interno das portas durante a colisão. Os sistemas de segurança não devem mostrar essas variações de um teste para outro. Esta situação levanta sérias questões sobre a estratégia da Hyundai dos sistemas de retenção de impacto lateral do HB20”, afirma trecho do comunicado.
Posicionamento da Hyundai
A Hyundai afirma que irá investigar as causas do rebaixamento na nota. A empresa afirma não ter havido mudanças no processo de produção ou nas especificações do modelo que justifiquem a diferença nos resultados. A montadora afirma levar em consideração qualquer possibilidade de melhorias no HB20.