Hacker engana semáforos e farol fica verde quando ele quiser

Hacker descobriu um jeito de simular um aparelho equipado em ambulâncias para burlar semáforos.

Todo motorista sabe a função e a importância de um semáforo. E todos eles um dia já reclamaram por ficar preso num farol vermelho quando tinham pressa. Um hacker descobriu um jeito de acabar com a espera. Ele consegue colocar os farois em verde sempre que ele precisar passar por um cruzamento.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Hacker engana semáforos
Aparelho consegue induzir semáforos a ficarem verdes através de impulsos

Antes de mais nada, é desnecessário dizer que o que ele fez não é nem um pouco recomendável. É crime. Mas ajuda a entender a dinâmica de alguns semáforos pelo mundo e também o desafio para as autoridades em manter um sistema à prova de espertinhos.

O que o hacker fez foi usar a favor dele um sistema criado com a melhor das intenções. Nos Estados Unidos, alguns semáforos possuem mecanismos que ‘conversam’ com veículos de emergência. Junto aos farois estão sensores que são preparados para receber impulsos infra-vermelhos e imediatamente ficarem verdes – deixando os outros sentidos em vermelho. Estes impulsos são emitidos de aparelhos conectados em ambulâncias, carros de bombeiros e similares.

A medida é uma mão na roda em uma emergência. Durante um deslocamento, uma ambulância consegue ir abrindo caminho pelo trânsito sem ficar presa em semáforos. Em grandes cruzamentos, evita-se acidentes, já que as ambulâncias são autorizadas a passar pelo sinal vermelho. É uma medida a mais, já que sirenes de aviso também ajudam a abrir caminho no trânsito.



Hacker engana semáforos
Hacker engana semáforos usando aparelho que é a nova moda na internet

O sistema comprovou ter reduzido o tempo de atendimento às emergências e por isso é tido como bem sucedido. Até então.

Hacker engana semáforos a baixo custo

O hacker usou apenas um aparelho vendido na internet por pouco mais de mil reais (no Brasil pode chegar a R$ 7 mil). Apelidado de tamagotchi dos hackers, o aparelho consegue quebrar vários sistemas de segurança. É possível controlar a abertura de cancelas, portões de condomínio, e interagir com cartões equipados com NFC. É quase um canivete suíço a favor dos hackers.

Usando uma das funções do aparelhinho, a de emissao de raios infra-vermelho, ele conseguiu um jeito de interagir com os semáforos. Ele basicamente reconfigurou o aparelho, trocando as diversas frequências contidas nele até praticamente simular o dispositivo que fica acoplado às ambulâncias.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

E assim, como se fosse um bombeiro a caminho de uma ocorrência, ele conseguiu abrir caminho pelo trânsito, deixando os semáforos verdes – e os cruzamentos opostos em vermelho, é claro. Ele gravou tudo e postou no youtube.

Em tempo. O hacker disse que a intenção dele não é a de sair ganhando vantagem por aí, mas sim criar um dispositivo que possa equipar ambulâncias e outros socorristas a baixo custo. Atualmente, os aparelhos usados pelos governos custam nada menos do que R$ 25 mil – 25 vezes mais do que o dispositivo hacker.

Aqui no Brasil, o aparelho não teria efeito prático. Não há por aqui semáforos equipados com leitores infra-vermelho conectados a ambulâncias. Vale a gritaria das sirenes e a boa vontade dos motoristas em sair do caminho.

No Brasil, os semáforos vão continuar vermelhos, tanto para hackers quanto para socorristas.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários