A montadora Great Wall Motors (GWM) anunciou na tarde desta quinta-feira (27) quando iniciará as atividades de sua fábrica no Brasil e também a picape Poer e um SUV como seus primeiros produtos nacionais.
A data de início de produção da nova fábrica que fica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, é 1º de maio de 2024. O período de um ano servirá para que a marca chinesa conclua a adaptação da picape às condições do país, conclua a instalação da fábrica e desenvolva uma rede de fornecedores e concessionários.
Segundo informou a montadora aos jornalistas, a picape Poer brasileira está sendo adaptada para atender o mercado nacional e terá diferenças em relação à versão chinesa. Porém ainda não há detalhes sobre o que deve ser mudado.
O anúncio da montadora foi feito junto do vice-presidente, Geraldo Alckmin, que visitou a fábrica na cidade vizinha à Limeira. Antes a fábrica pertencia à Mercedes-Benz.
Atualmente a GWM já trabalha no Brasil como importadora. O SUV Haval é importado da China e já é vendido em versões com valores entre R$ 200 mil e R$ 300 mil.
Primeira fábrica exclusiva de híbridos
Além da data e dos modelos que a empresa irá apostar neste início, também é certo que os produtos serão híbridos, que é o sistema onde o motor elétrico é combinado com um motor à combustão, que será flex.
Serão os primeiros produtos da história da GWM que poderão ser abastecidos com etanol, combustível não utilizado na China. E será a primeira fábrica exclusiva de veículos híbridos no Brasil.
A fábrica da GWM será base para a marca exportar seus produtos para outros países. Atualmente os chilenos e os colombianos já podem comprar produtos da GWM importados da China.