Carlos Sainz teve um domingo de Max Verstappen e venceu de ponta a ponta o GP Singapura 2023. O piloto largou na ponta, se manteve à frente durante as paradas de box e venceu bem. Foi a segunda vitória do piloto na carreira. Foi só não ter Verstappen bem que a corrida foi emocionante e imprevisível.
Verstappen, que vinha de uma sequência de 10 vitórias, um recorde, desta vez perigou nem pontuar, algo que não ocorre há 36 GPs, desde a corrida da Austrália, no início da temporada 2022. Mas não foi desta vez que o holandês ficou de fora da zona de pontuação.
Norris foi o 2º e Hamilton terminou em 3º, completando o pódio. Em 4º ficou Leclerc, Verstappen foi 5º e Gasly foi o 6º. Também pontuaram Piastri, em 7º, Perez, em 8º, Lawson em 9º e Magnussen foi o 10º. Confira aqui a classificação completa após o GP Singapura 2023.
A F1 volta no próximo domingo, 24, para o GP do Japão.
Largada do GP Singapura 2023 com Verstappen figurante
Foi uma corrida diferente desde o início. Max Verstappen, que passeia na temporada, com 8 poles e 12 vitórias, 10 delas consecutivas, até Singapura, largou apenas em 11º. Lá na frente, a Ferrari de Sainz, o pole em Singapura.
A largada foi limpa, a não ser por uma manobra polêmica de Hamilton, que cortou a primeira curva e passou dois pilotos de uma vez, pulando para 3º. Hamilton acabou sendo obrigado a devolver as duas posições que ganhou.
Na ponta, melhor para a Ferrari, que viu Sainz e Leclerc nas duas primeiras colocações, o que é raro na atual temporada. E o Verstappen? Levou 6 voltas para passar Magnussen e chegar à oitava colocação.
Tudo ia bem para a Ferrari até a volta 20. Foi quando Sargeant, da Williams, se perdeu em uma das curvas e quebrou o bico, causando a entrada do safety car. Todos os pilotos foram chamados ao box ao mesmo tempo e a Ferrari não deu tanta sorte.
A parada do líder Sainz foi limpa, em 2,5 segundos. Leclerc, que veio logo atrás, teve que esperar 5,7 segundos, até todos os pilotos passarem e ele sair em segurança. A demora fez o piloto monegasco perder duas posições, para Russell e Norris. Fora Verstappen e Perez, que largaram de duros e não pararam.
Na relargada, com todos colados, Sainz descolou na frente, e atrás dele várias brigas se formaram. Como este não era o GP da Red Bull, os dois pilotos foram ultrapassados pelos adversários, a essa altura com pneus novos.
A corrida voltou a mudar a 17 voltas do fim. Ocon, aniversariante do dia, abandonou a Alpine em posição ruim, causando um safety car virtual. Entre os pilotos da frente, a dupla da Mercedes aproveitou para parar e ter pneus bons para brigar no fim da corrida.
A estratégia não surtiu efeito. Russell, que era o 2º, foi para 4º após a parada e ficou encaixotado atrás de Leclerc. O que podia ser uma briga pela vitória, acabou virando um 2º lugar na melhor das hipóteses.
O fim de prova foi emocionante. Quatro pilotos podiam vencer. Na última volta, Russell acabou escapando e batendo, desperdiçando pontos preciosos. Sainz levou a vitória. Num fim de semana péssimo, Verstappen conseguiu arrancar um 5º lugar.
Estatísticas da F1 após o GP de Singapura 2023
- Sainz venceu pela 2ª vez na carreira
- Hamilton anotou o pódio de número 196 na carreira
- Carlos Sainz chegou a 5 pole positions na carreira
- Fernando Alonso foi o primeiro piloto da história a completar 20 mil voltas na F1
- Lawson pontuou pela primeira vez na carreira
- Max Verstappan pontua desde o GP Austrália 2022
- A Red Bull pontua desde o GP Bahren 2022
- Matematicamente, apenas 3 pilotos podem ser campeões em 2023: Verstappen, Pérez e Hamilton