Logo depois de lançar o Golf GTI de oitava geração na Europa, a Volkswagen apresentou uma versão ainda mais potente. O Golf GTI Clubsport adiciona 55 cavalos ao motor 2.0 turbo, para um total de 300 cavalos de potência. O torque saltou de 37,7 para 40,7 kgfm, mantendo a transmissão de dupla embreagem DSG de sete marchas.
Com o upgrade no desempenho, o Clubsport faz de 0 a 100 em menos de 6 segundos, contra os 6,2 segundos do GTI tradicional. O limite de velocidade máxima é igual nos dois modelos: 250 km/h.
Mas as mudanças não param no motor. A condução também foi melhorada, com o rebaixamento da suspensão dianteira em 15 mm e a adição do bloqueio eletrônico de diferencial variável, reduzindo assim a saída de frente, típica de carros de tração dianteira. O volante elétrico recebeu nova configuração, respondendo melhor na hora que o carro entrar numa curva, por exemplo.
O carro vem também com um modo especial, feito exclusivamente para ser guiado no circuito alemão de Nürburgring. Privilégio para quem mora na Europa. E privilégio mesmo, porque não há previsão do modelo ser lançado no Brasil.
As vendas devem começar em novembro. O preço não foi revelado, mas deve ficar em torno de 4 mil euros acima do preço do Golf GTI tradicional: cerca de R$ 275 mil, na conversão direta.