Um projeto antigo, um carro defasado, sem equipamentos hoje considerados básicos para um veículo zero quilômetro. Mas eis que o Gol 1.0 já custa exorbitantes R$ 74.820. O novo valor foi definido após mais uma remarcação de preços da Volkswagen, algo constante desde o início da pandemia.
Apesar do alto valor cobrado por um carro que entrega pouco, o Gol ainda vende bem. Foi o quinto mais comercializado em maio, à frente de modelos de peso no mercado (e mais caros), como GM Tracker, Hyundai Creta e VW T-Cross. No acumulado do ano, o velho hatch da Volks é o 17º mais vendido do país.
Ex-campeão de vendas por 27 anos seguidos e em linha há 40 anos, a verdade é que o Gol parou no tempo. A Volkswagen decidiu concentrar forças em novos modelos mais rentáveis, sobretudo em SUVs, que passaram a ganhar a preferência do público. Mas em vez de enterrar e dar um fim digno ao Gol, ela o manteve no catálogo, sem alterações importantes.
Enquanto a própria montadora desistia de investir no Gol, talvez imaginando que ele naturalmente sairia de cena por baixa procura, o mercado (leia-se o consumidor) continuou atrás dele. Ele ainda é a referência de quem faz questão de um veículo zero de menor preço e não quer carros menores como Kwid e Mobi – já beirando os R$ 70 mil. A saída do Ford Ka também limitou as opções do público e favoreceu o Gol.
Entra em cena, também, a imagem construída ao longo de décadas de que o Gol é um modelo parrudo, de baixa manutenção e com uma rede especializada que ajuda a baixar preços de mão de obra. Ter um Gol, na cabeça de muitos, é ter um carro confiável. Não é um pensamento errado, mas não é só o Gol que é assim. E não é só carro zero que não dá problemas. O mercado de seminovos e usados oferece muito mais com R$ 75 mil.
Outro motivo para o bom posicionamento nos emplacamentos é a comercialização de veículos de frota. Com poucos rivais, o Gol ainda é procurado muito por empresas.
Gol ainda mais caro
O preço do Gol 1.0 sobe R$ 320, caso o cliente opte por rodas de 15 polegadas (de aço). E mais R$ 1.440 pelo pacote interatividade, que inclui rádio bluetooth e alto falantes dianteiros. Já o pacote mais completo, que inclui central multimídia Composition Touch, rodas de liga leve, sensor de estacionamento, entre outros, sai por R$ 8.110. E assim, um Gol com o mínimo de conforto custa incríveis R$ 83 mil.
Além do Gol, a Volkswagen subiu preços do Voyage – agora por R$ 86.550 – e da Saveiro, que agora custa de R$ 86.720 a R$ 118.280.