Em 23 de dezembro de 2022 foi produzido o último Volkswagen Gol na fábrica da empresa em Taubaté, no interior de São Paulo. Considerado defasado em relação aos modelos atuais, o carro ainda tem a preferência do consumidor. Foi o terceiro mais vendido entre os novos e o primeiro no ranking dos usados negociados.
No ranking de vendas de carros zero quilômetro o Gol duelou até os últimos instantes com a picape Fiat Strada, o veículo mais vendido no país em 2022. Duelou mesmo, a Fiat vendeu 9169 Stradas, 3 carros a mais que o Gol. Em primeiro ficou o Chevrolet Onix com 9511 vendas.
No ranking de usados não tem concorrente para o Gol há anos. No total foram negociados 723 mil VW Gol em 2022. O segundo colocado é o Fiat Uno, com 410 mil carros vendidos. É uma enorme diferença e mostra como o Gol ainda é querido entre os brasileiros.
Tão querido que acaba gerando situações ‘non-sense’. A Volkswagen vendeu 630 Gols em uma série especial chamada Last Edition no final do ano passado. Esses carros saíram por cerca de R$ 100 mil na tabela divulgada pela Volkswagen e tinham acessórios que remetiam às séries de sucesso do Gol nos últimos 40 anos.
Os cem mil pedidos no Gol já são de certo espanto para alguns. Não demorou para o carro começar a aparecer nos sites de usados por um valor de cair da cadeira: R$ 150 mil. O próprio site da Webmotors registrou essas ofertas. Há público para todos os gostos no mercado automotivo brasileiro, mas o Gol é uma marca forte que herdou muito bem a missão do Fusca, seu antecessor, de ser um carro super popular. A Volkswagen, mais do que qualquer outra marca, sabe muito bem como criar clássicos.