Se você tem um Gol 2010 e pensa em estacioná-lo em alguma rua do Centro de São Paulo em uma quinta-feira a noite, preste atenção. As chances de você ter o carro levado por criminosos é grande, segundo os dados de violência divulgados pela Polícia de São Paulo que apontam que o Gol é o carro mais roubado.
O período noturno nas quintas e sextas é o momento preferido dos criminosos. O lugar onde mais se furta e rouba carros no país é o centro de São Paulo. Só ali foram mais de 3500 mil em 2022. Quase 10 carros levados por dia.
Se for levar em consideração todo o estado, são quase 200 carros levados pelos criminosos durante cada dia do ano.
E os modelos mais levados?
Assim como o Gol está constantemente no ranking de veículos usados mais negociados, ele também desperta o interesse dos bandidos. E há uma lógica nisso. Os carros furtados e roubados acabam virando peças no mercado negro.
O segundo mais levado pelos criminosos em todo o estado de SP é o Fiat Uno. Em seguida vem o Chevrolet Onix e o Ford Ka.
Top10 dos criminosos em todo o Estado de SP
Em relação ao ranking do ano de 2021 houve um aumento de roubos e furtos do Hyundai HB20 e o compacto tomou o lugar que antes era do Fiat Palio. E por mais um ano o Gol é o carro mais roubado em São Paulo.
O HB20 completou dez anos de mercado. E isso demonstra o que especialistas vêm reforçando sobre o perfil do carro preferido pelos criminosos. É que são veículos bons de revenda com mais de 10 anos de fabricação. Veja:
1 – Volkswagen Gol
2 – Fiat Uno
3 – Chevrolet Onix
4 – Ford Ka
5 – Hyundai HB20
6 – Fiat Palio
7 – Chevrolet Corsa
8 – Volkswagen Fox
9 – Toyota Hilux
10 – Chevrolet Prisma