Componente está em falta no mundo e ameaça mercado automobilístico global
A General Motors decidiu tomar uma atitude radical para não parar as linhas de montagem nos Estados Unidos. Parte das picapes está sendo fabricada sem módulo eletrônico que ajuda na economia de combustível. A informação foi apurada pela agência Reuters e confirmada pela montadora americana.
Os módulos eletrônicos estão em falta no mundo todo e várias montadoras já suspenderam a produção de veículos enquanto o fornecimento não é restabelecido. Aqui no Brasil, a liderança do ranking de vendas do Chevrolet Onix está comprometida por paralisações na linha de montagem em decorrência da falta dos insumos eletrônicos.
Os modelos afetados pela medida são a Chevrolet Silverado e a GMC Sierra, ambas consideradas de alta lucratividade pela montadora. Os dois modelos são equipados com o motor V8 Ecotec 5.3 e câmbio automático de seis ou oito marchas, e usam um módulo de gerenciamento de combustível responsável por garantir economia.
A porta-voz da General Motors não informou quantas unidades foram afetadas pela decisão da montadora. “Ao tomarmos essa medida, ganhamos capacidade de atender a forte demanda de clientes e concessionários por nossas picapes, conforme a indústria continua a se recuperar e a se fortalecer”, disse Michelle Malcho à Reuters.
O item também é responsável por diminuir as emissões dos veículos, conforme regulação na América do Norte. “Nós monitoramos frequentemente as emissoes de nossa frota nos EUA e Canadá e equilibramos o nosso portfólio de maneira que nos permita gerenciar circunstâncias imprevisíveis como esta, sem comprometer nossa conformidade com os gases de efeito estufa”, concluiu a porta-voz.
Prejuízos
Segundo a General Motors, a falta de componentes eletrônicos, na chamada crise dos semicondutores, vai reduzir os lucros da companhia em até US$ 2 bilhões este ano. O fornecimento só deve ser normalizado no segundo semestre.
A Ford também anunciou perdas. Com menos vendas da best-seller F-150, o prejuízo esperado pela Ford é de US$ 2,5 bilhões em 2021.