Em evento em Brasília, a General Motors anunciou um investimento de R$ 7 bilhões no Brasil, a serem aplicados de 2024 a 2028. O valor inclui a renovação completa do portfólio de veículos, além do desenvolvimento de tecnologias e modernização das fábricas já existentes no país.
O evento teve a presença do presidente Lula, do presidente da GM Internacional Shilpan Amin, além de presidente e vice da GM na América do Sul.
“O Brasil é estratégico para o plano global de expansão de negócios da GM. Além de ser um polo exportador de veículos para a América do Sul, conta com um amplo centro de desenvolvimento de engenharia e é um mercado com alto potencial de crescimento com vocação também para veículos de novas tecnologias, em sintonia com a matriz energética predominantemente limpa do país”, disse Shilpan Amin.
O valor anunciado é menor em relação ao ciclo anterior de investimentos. Em 2019, a montadora anunciou R$ 10 bilhões para o Brasil. Em outubro de 2023, a empresa demitiu funcionários, muitos deles por meio de telegramas. As demissões foram canceladas pela Justiça e, como forma de contornar as saídas, a GM deu até carro para os trabalhadores que pedissem demissão. Mais de mil operários aceitaram a proposta.
A primeira fase do novo ciclo de investimento da GM representa também o início das comemorações do centenário da empresa no país, que acontece em 2025.
“Este será o período de maior transformação da GM no Brasil. As mudanças são necessárias em virtude das atuais demandas da sociedade e dos consumidores. Estamos trabalhando junto aos nossos colaboradores, concessionários, fornecedores e outros parceiros do negócio para liderar este movimento”, diz Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
Quais carros a GM vai lançar em 2024?
A GM vai lançar 6 carros este ano, mas nem todos foram anunciados. Três estão confirmados: Spin, Blazer EV e Equinox EV. O que se sabe é que neste ciclo a empresa irá investir mais em modelos de menor emissão. De maneira global, a GM espera zerar as emissões de carbono até 2035.
A GM tem cinco fábricas no Brasil: em São José dos Campos/SP, São Caetano do Sul/SP, Mogi das Cruzes/SP, Gravataí/RS e Joinville/SC. A empresa fechou 2023 na terceira posição em número de carros vendidos no Brasil, atrás da Fiat e da Volkswagen. Foram 328 mil veículos comercializados, alta de 13% em relação a 2022.