O preço da gasolina voltou a subir nesta quarta-feira (27) em todo o Brasil e atingiu novo recorde segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O preço médio do combustível nas bombas atualmente é de R$ 7,27. O álcool, a principal alternativa à gasolina, também está com preço em alta.
A gasolina é fornecida em todo o país exclusivamente pela Petrobras. Desde 2016 o preço do produto segue cotação internacional, mesmo o Brasil sendo um grande produtor e a Petrobras apresentando lucro recorde de R$ 100 bi no ano passado. Segundo a empresa, os últimos aumentos foram motivados pelas consequências da guerra na Ucrânia.
Novas regras
No mês passado foram sancionados dois textos de iniciativa do Congresso Nacional para reduzir o preço do combustível. Em um, acaba com a tributação de ICMS em várias fases de comercialização do produto, o que corrige um equívoco da legislação tributária.
No outro texto o Congresso estabeleceu que o Governo poderá fazer uma espécie de poupança com os lucros que recebe da Petrobras para fazer uma conta de estabilização, bancando parte do custo. Mesmo com as novas regras o valor do combustível voltou a subir.