Lançado no Japão em 1997, o Isuzu VehiCROSS causou certo barulho no mercado. Numa época em que os SUVs não tinham o espaço que têm hoje, sobretudo no Japão, terra dos kei cars, ele dividiu opiniões no pouco tempo que ocupou a fábrica da Isuzu.
Para os defensores, era um carro moderno, equipado com itens que estavam engatinhando no mercado dos anos 90, como câmera de ré. Também tinha um ótimo motor, o tornando uma excelente opção fora de estrada.
Já os que o consideravam uma aberração tinham suas razões. O design era muito fora do padrão, o acabamento externo tinha muito plástico e faltavam portas – o carro, apesar do tamanho e da capacidade de levar uma família confortavelmente, vinha com apenas duas portas.
Sob o capô, o Isuzu VehiCROSS era equipado com um motor V6 de 3.2 litros capaz de gerar cerca de 215 cavalos de potência. O veículo tinha tração nas quatro rodas (4×4) com um sistema de controle eletrônico que permitia alternar entre diferentes modos de direção, dependendo das condições da estrada. Ele também vinha com suspensão esportiva e um sistema de freio a disco nas quatro rodas.
A vocação, mesmo, era enfrentar terrenos off-road desafiadores. Com uma altura do solo aumentada, ângulos de aproximação e saída generosos, e uma estrutura robusta, ele era capaz de enfrentar trilhas e obstáculos com facilidade. O sistema de suspensão ajustável também contribui para uma condução suave em diferentes tipos de terreno.
Apesar das qualidades, o carro não prosperou no Japão. Por ser grande em tamanho e em motor, pagava muito imposto, e logo os japoneses acharam melhor investir num carro menor.
Cerca de 2 anos depois de lançado e com apenas 1.805 unidades produzidas, ele era descontinuado no país asiático, em fevereiro 1999. Mas a Isuzu não queria acabar a história assim.
Próximo destino do Isuzu VehiCROSS: EUA
O modelo desembarcou nos EUA em abril de 1999, com duas promessas: trazer uma versão 4 portas e outra conversível – ambas apresentadas no Salão do Automóvel de Los Angeles.
Não passou de promessas. O carro não pegou. Era muito caro – custava US$ 28 mil, contra US$ 20 mil dos principais rivais. Foram poucos americanos que decidiram investir a mais para ter um carro diferentão. E assim, com 4.153 unidades comercializadas nos EUA, ele saiu de linha definitivamente, em 2001. Foram apenas 4 anos em linha, somando EUA e Japão, e 5.958 carros produzidos.
Isuzu VehiCROSS: item de colecionador
As poucas unidades presentes no mundo acabaram virando desejos de colecionadores. Na mais recente venda que se tem notícia, um americano desembolsou US$ 10 mil em um Isuzu VehiCROSS.
O modelo posto em leilão foi fabricado em 1999 e só teve dois donos. O primeiro o manteve até 2022 e o segundo dono o colocou à venda com menos de um ano de uso. No total, foram rodados apenas 67 mil milhas – cerca de 107 mil quilômetros, em 24 anos de uso.
O carro do leilão apresenta toda sua essência. O interior em duas cores – vermelha e preto – e o exterior em prata, uma das duas cores vendidas nos EUA (a outra foi o preto). No mais, o V6 forte abaixo do capô e a experiência única de ter um veículo singular.