Fórmula 1 condena fala racista de Nelson Piquet sobre Hamilton: ‘neguinho fez de sacanagem’

Fala do ex-piloto viralizou esta semana e ganhou os principais holofotes da F1.

O mundo da F1 se pronunciou hoje sobre as falas racistas ditas pelo tricampeão Nelson Piquet ao se referir a Lewis Hamilton. O brasileiro chamou o heptacampeão de ‘neguinho’ por mais de uma vez ao comentar uma manobra feita por Hamilton em um duelo com Max Verstappen, no GP da Inglaterra de 2021. As falas racistas foram ditas em novembro do ano passado a um podcast, mas só viralizaram nos últimos dias, às vésperas do GP inglês de 2022.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Questionado se Hamilton teria feito com Verstappen como Senna, que bateu de propósito em Prost na decisão do título de 1990, Piquet respondeu da seguinte forma: “O neguinho meteu o carro e deixou. (…) O neguinho deixou o carro. (…) O neguinho fez de sacanagem.”

O viral começou aqui no Brasil e logo tomou as redes sociais. “Admito que durante muitos anos tive Nelson Piquet como ídolo. Hoje me envergonho profundamente, é um ser repugnante, bolsonarista, machista, reacionário e RACISTA”, publicou um usuário do Twitter.

Reações no mundo da F1 ao racismo de Piquet

As contas oficiais da F1, da FIA e da Mercedes publicaram posicionamentos na manhã desta terça-feira (28), mas evitaram citar o nome de Nelson Piquet.

A F1 disse que “linguagem racista ou discriminatória é inaceitável em qualquer forma e não tem espaço na sociedade. Lewis é um incrível embaixador do nosso esporte e merece respeito. Seus incansáveis esforços em aumentar a diversidade e inclusão são uma lição para todos, com os quais estamos comprometidos”.

Já a Mercedes, equipe pela qual Lewis Hamilton compete, publicou algo na mesma linha. “Nós condenamos veementemente qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte em combater o racismo, e ele é um verdadeiro campeão de diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, dividimos a visão da diversidade e da inclusão no automobilismo e este incidente prova a importância de continuar os esforços por um futuro melhor”, diz a nota assinada pela equipe.

Lewis Hamilton fundou a instituição Mission 44, que combate todas as formas de racismo, e a Comissão Hamilton, que em parceria com a Academia Real de Engenharia Britânica, analisou barreiras no acesso de pessoas negras no automobilismo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Voz importante contra o racismo na F1, o heptacampeão tem sido alvo de ataques frequentes. E também de apoio. Recentemente, recebeu o título de cidadão brasileiro.

Lewis Hamilton rebate Nelson Piquet

Hoje de manhã, Hamilton publicou em português no Twitter. “Vamos focar em mudar a mentalidade”.

Em seguida, ele publicou em inglês. “É mais do que linguagem. Essas mentes arcaicas precisam mudar e não têm espaço no nosso esporte. Tenho sido rodeado destas atitudes e sido alvo minha vida inteira. Houve tempo para aprender. É hora de agir”, disse.

Nelson Piquet, sogro de Max Verstappen, não se pronunciou. Nem mesmo com o clássico pedido de desculpas que nunca repara o dano.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES