Um ano e quatro meses depois de anunciar a saída do Brasil, a Ford conseguiu vender sua segunda fábrica no país. A unidade de Taubaté/SP, responsável pela fabricação de motores e transmissões, foi vendida a um grupo imobiliário, por valores não divulgados. A venda agora depende de uma avaliação de rotina para ser concretizada.
Os novos donos são os mesmos que compraram a unidade de São Bernardo do Campo, em junho de 2020. A unidade do ABC Paulista, de mais de 1 milhão de metros quadrados, foi a primeira a ser esvaziada, ainda em 2019, antes mesmo do anúncio da retirada total da montadora.
Assim como em São Bernardo, o terreno em Taubaté poderá ser fatiado e comercializado com várias empresas no futuro. A venda ainda depende de uma análise do CADE, Conselho Administrativo de Defesa Econômica. O prazo varia de 60 a 90 dias.
A Ford ainda possui dois terrenos à procura de interessados. As unidades de Camaçari/BA e Horizonte/CE seguem esvaziadas desde o anúncio. A Ford mantém centros de desenvolvimento em Camaçari/BA e Tatuí/SP. Fora isso, todas as operações no Brasil se resumem à importação de modelos.