A Ford não fabrica mais carros no Brasil, mas os lançamentos não acabaram. A Ford lançou no país a nova Ranger Raptor, modelo que ocupará o topo de linha da picape e que está entre os 10 lançamentos da Ford no ano. A Ford lançou ao longo de 2023 modelos como Maverick, F-150, e Mustang Mach-E. Chegou a vez de uma picape com pegada esportiva e preparação off-road
A nova Ranger Raptor custa R$ 448 mil, bem acima da outra versão também vendida no Brasil. Importada da Tailândia, são R$ 214 mil de diferença para a Ranger ‘tradicional’ XLT, lançada em junho, que é fabricada na Argentina. O valor da Raptor bate quase na F-150, picape full-size, que custa R$ 480 mil.
A explicação para o preço vem da ficha técnica do modelo. A nova Ranger Raptor é equipada com amortecedores Fox Racing e com o motor mais potente já lançado no segmento no Brasil, um impressionante V6 biturbo 3litros, que desenvolve 397 cavalos e 583 Nm. A picape faz de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. O consumo fica em 8,3 km/l na cidade e 10,2 na estrada.
Fora isso, ela vem equipada com tração 4WD com seletor eletrônico ao toque de um botão. A tração 2H direciona todo o torque para as rodas traseiras. Na 4A, o sistema distribui o torque sob demanda entre os eixos dianteiro e traseiro para um desempenho ideal em todas as condições e terrenos. Já a tração 4H é indicada para situações Off-Road, dividindo o torque de maneira uniforme entre os eixos dianteiro e traseiro. Por fim, a tração 4L reduzida traz mais força e controle nas situações consideradas mais extremas – e talvez divertidas.
O câmbio é eletrônico de 10 velocidades semelhante ao do Mustang, com paddle-shifters atrás do volante. São quatro modos de pilotagem: Normal, Conforto, Sport e Off-Road. Fechando a maneira de guiar customizável, a nova Ranger Raptor vem com 4 modos de ajuste de escapamento, que alternam o ronco da picape. Dá para ir do modo stealth ao barulhento ao toque na tela.