A Ford anunciou nesta quarta-feira (28) que está lançando um plano de transformação que inclui a chegada do esportivo Mustang Mach-E e da picape Maverick Hybrid no próximo ano.
A empresa informou também que trará a van elétrica E-Transit e que sua fábrica na Argentina utilizará 100% de energia solar até 2024. A Ford não tem mais fábricas no Brasil desde 2021. Atualmente mantém um centro de desenvolvimento em Tatuí, interior de São Paulo.
Maverick Hybrid
O primeiro veículo deste novo plano da Ford é a picape Maverick Hybrid. Como diz o nome, ela é híbrida e tem um motor elétrico e outro a combustão. Chega no primeiro trimestre de 2023.
Essa versão já é vendida na América do Norte. Nesta configuração ela troca o motor 2.2 por um motor 2.5 a combustão de 164cv que trabalha em conjunto com um motor elétrico de 128cv.
No lugar do tradicional motor Ecoboost 2.2, a versão eletrificada combina um motor 2.5 a combustão de 164 cv com outro elétrico de 128 cv. Essa combinação alcança até 193cv, mantendo a Maverick como uma picape veloz, porém com menos potência que a versão flex.
Com essa configuração a picape da Ford será a primeira híbrida do Brasil e entrará na briga com outras picapes que reforçarão esse mercado no ano que vem. Falamos disso aqui.
Se a previsão for cumprida, a Ford frustrará os planos da Great Wall, montadora chinesa que prepara o lançamento da picape híbrida Poer no final do próximo ano. A Great Wall pretendia fazer publicidade em cima do pioneirismo de ter a primeira picape híbrida do país.
A média de consumo da Maverick Hybrid é de 17 km/l e terá autonomia para percorrer 800 quilômetros com um tanque, segundo a fabricante.
Mustang Mach-E
O Mustang elétrico chegará logo depois da Maverick. Ele também chega com atraso ao Brasil. Nos Estados Unidos ele já existe desde 2021.
Para os fãs boa notícia: está vindo aí a versão mais rápida do Mustang elétrico, a GT Performance Edition. São 487 cv, o que faz o carro acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos. Veja abaixo um vídeo da Ford norte-americana apresentando o Mach-E:
A Ford informou que investirá US$ 50 bilhões em suas unidades pelo mundo para produzir veículos elétricos e baterias. O Brasil não está nos planos de qualquer volta da empresa ao país para fabricar carros.