Mês terminou com queda geral de 11,7% nas vendas de carros em relação a janeiro de 2020.
Os impactos da saída da Ford do Brasil começam a ser vistos. Dados divulgados hoje pela Fenabrave mostram que a montadora caiu da quinta para a oitava posição no ranking de venda de veículos do país. No topo da lista, nada de mudanças. O Chevrolet Onix voltou a fechar na liderança mensal pelo quarto mês consecutivo.
Foram 162 mil emplacamentos em janeiro deste ano, contra 184 mil no mesmo mês em 2020. Na comparação com dezembro, que costuma ser um mês de grandes vendas, a queda foi de 30,1%. Por outro lado, o número de comerciais leves, puxado pela Fiat Strada, teve crescimento este ano de 7,48%.
O Jeep Renegade foi o líder de vendas entre modelos SUVs, com 7.091 emplacamentos, e a quinta colocação geral. O segundo colocado no segmento foi o T-Cross, com 5.241 vendas, e a sétima posição geral. Dos 10 primeiros colocados, foram 3 Fiat, 2 Jeep, 2 Volkswagen, 1 Chevrolet e 1 Hyundai.
Ford ladeira abaixo
Sexto colocado nas vendas no acumulado de 2020, o Ford Ka abriu 2021 despencando para a 16ª posição. A queda do Ka foi antecipada pelo Turboway. Já no ranking geral, a montadora foi ultrapassada por Toyota, Renault e Jeep. A participação de mercado encolheu de 7,1% para 5% e a tendência é piorar em fevereiro, o primeiro mês cheio depois do anúncio da saída da Ford, divulgado em 11 de janeiro.