Valor será para fabricação do Ford Ranger, com lançamento previsto para 2023, incluindo no Brasil.
A Ford anunciou nesta terça-feira (01/12) investimentos de US$ 580 milhões – cerca de R$ 3 bilhões – para produzir a nova Ranger. Todo o investimento irá para a planta de General Pacheco, na Argentina. De lá sairá o carro que será comercializado em toda América Latina, incluindo o Brasil.
Apenas 30% do que será produzido na Argentina será comercializado no mercado local. Ou seja 70% dos carros produzidos serão exportados, contribuindo para a balança comercial do país vizinho.
Apesar disso, o mercado argentino é muito voltado para as picapes. A cada 4 veículos comercializados 1 é picape. E isso se reflete na escolha das montadoras em produzir por lá.
Atualmente a Argentina leva vantagem sobre o Brasil na produção de picapes. Enquanto eles fabricam os modelos Ford Ranger, VW Amarok, Nissan Frontier, Toyota Hilux e futuramente a Renault Alaskan, o Brasil monta apenas a GM S10 e a Mistubishi L200.
Parceria Ford e Volkswagen
A previsão é que a nova Ranger seja lançada em 2023 e a partir dela seja feita a nova geração da VW Amarok. Ford e Volkswagen possuem uma aliança de cooperação, algo parecido com o visto no Brasil nos anos 90, com a Autolatina.
As duas empresas tem planos de produzir em conjunto um veículo comercial leve voltado para entregas urbanas, algo na linha Caddy e Transit. Também há intenções de desenvolver um veículo elétrico, desenvolvido pela Ford mas com plataforma da Volkswagen. Tudo no nosso vizinho.