Semanas atrás publicamos aqui no Turboway que a GM testava no Brasil dois veículos elétricos que poderiam ser lançados por aqui com uma nova marca. O site norte-americano GM Authority desvendou parte deste mistério: o veículo carregará a marca Chevrolet e o nome Spark EUV, além de ser o Chevrolet elétrico mais barato do planeta. Veja um vídeo do carro no final deste texto.
Ainda não existe uma confirmação oficial do modelo no Brasil, mas sua chegada seria uma resposta da GM à invasão de elétricos das marcas chinesas, principalmente aos modelos da BYD. O veículo descrito neste texto é chamado originalmente de Yep Plus, um produto feito na China pela Baojun, que é uma sociedade da norte-americana GM com a chinesa Saic.
O site GM Authority publicou fotos de um Yep Plus aguardando para embarcar para exportação na China. Na foto o veículo já está com a marca Chevrolet em um visual que lembra muito o antigo Chevrolet Tracker, que também não era originalmente um Chevrolet – a primeira geração do Tracker vendido no Brasil era um projeto da Suzuki.
Chevrolet Spark EUV
O nome estampado no carro é “Spark EUV”. EUV é como a Chevrolet denomina seus veículos 100% elétricos. Spark é um nome que a marca utilizou por anos no mercado latinoamericano para denominar um modelo mais barato. No Brasil o Spark não chegou porque já havia por aqui o Celta, mas em outros países o Spark fazia as vezes de carro de entrada nos mercados onde o Sonic era o compacto de referência. Apenas o Sonic chegou por aqui (importado) e por muito pouco tempo.
A Chevrolet não confirmou o modelo em sua linha nacional, mas a chegada é dada como certa devido a um modelo de testes estar rodando há meses por São Paulo com frases nas laterais que sugerem a sua chegada em breve.
O Spark não é uma cartada no escuro da empresa. A GM precisava de um modelo barato para enfrentar duas situações: os novos chineses que estão chegando ao Brasil e a nova marca de elétricos de sua concorrente Stellantis, a Leapmotor, que já confirmou chegada no Brasil em 2025. O Spark EUV também tem a missão de substituir o Bolt, o elétrico até então mais barato da Chevrolet que no mercado latino não teve qualquer destaque.
O Yep Plus tem um desenho que lembra uma mistura de características de várias marcas. Só não lembra mesmo um Chevrolet. Com alguma semelhança lateral com o Land Rover Defender, ele é pequeno e em países da Ásia chegou a ser comparado a uma versão elétrica do Suzuki Jimny. Ele tem 4 metros de comprimento, sendo um pouco maior que um Onix.
O motor elétrico é de 101cv e sua autonomia, de acordo com os dados da fabricante na China, é de 400 quilômetros. Excelente para quem roda distâncias médias e em grandes centros urbanos.
O que resta saber?
Data e confirmação oficial
Resta inicialmente que a Chevrolet confirme oficialmente a data de lançamento do modelo em sua linha. A marca é patrocinadora automotiva exclusiva do programa Big Brother Brasil e aproveita suas inserções comerciais no programa para anunciar suas novidades. O nome Spark é muito popular em
Spark será o nome?
Embora o veículo flagrado carregue o nome “Spark”, essa marca não é nada popular no país. Spark seria uma novidade por aqui, mas não houve registro da marca “Spark” pela Chevrolet do Brasil. No Instituto que registra marcas no país o nome “Spark” pertence à Iveco, o que poderia levar a Chevrolet a optar por outros nomes que estão sob seu registro.
Preço
O mais importante ficou aqui no final: e o preço? O modelo deverá vir para bater de frente com os “elétricos populares” da BYD. Assim, só faz sentido que o modelo chegue com um valor abaixo dos R$ 200 mil. Também vai pesar o acabamento do modelo para fazer jus ao preço, afinal os chineses que estão atualmente no mercado nacional estão em um patamar igual ou superior aos carros que são fabricados por aqui.