A Fiat se prepara para lançar na Europa uma quarta geração do Fiat Panda, o seu modelo mais vendido no continente e também o líder em seu segmento. As informações foram divulgadas pela agência Automotive News, que apurou que o novo modelo será fabricado na Sérvia, uma forma de reduzir custos para enfrentar os elétricos chineses.
O desenho do carro ainda não é conhecido, mas espera-se que ele seja baseado no conceito “Fiat Centoventi” (foto abaixo). Ele chega no meio do ano, será elétrico e terá a mesma plataforma do novo C3 europeu. Com isso ele vai crescer quase 30 centímetros no comprimento. Atualmente o modelo elétrico mais barato da Fiat é o 500. O Panda elétrico chegará para ficar abaixo dele na tabela.
A nova geração do Panda não substituirá o atual Panda. Segundo as informações publicadas, ele vai continuar em linha até quando a União Europeia permitir a fabricação de veículos a combustão com os níveis de emissão compatíveis com o motor. Essa mudança deve acontecer em 2026, se não houver adiamento.
Enquanto o Panda atual continuará sendo o “Panda” nas concessionárias, o novo modelo chegará como “Novo Panda” e manterá este nome enquanto os dois coexistirem. A Fiat já faz isso com o Fiat 500. A versão elétrica é chamada até hoje de “Novo 500”. A Stellantis também registrou o nome “Pandina”, Pandinha em italiano, que deverá ser usado em uma série diferente do modelo que já existe.
Fiat Panda será vendido no Brasil?
O Panda é o líder de vendas na linha Fiat da Europa e está em linha desde 1980. O Panda inspirou a criação do Fiat Uno, sucesso no Brasil, porém o Panda nunca foi vendido por aqui. Não há qualquer notícia que o novo Fiat Panda chegará ao Brasil, mas há possibilidade. Explico: no ano passado a Stellantis informou que em breve quer integrar as linhas brasileira e italiana da Fiat. Atualmente elas só tem o “Fiat 500” elétrico em comum.
O modelo atualmente é fabricado na unidade de Nápoles, na Itália. O novo Panda será fabricado na Sérvia, disse o governo local. Essa fábrica sérvia é uma unidade em que a Stellantis tem sociedade com o governo do país. A produção nesta unidade permitirá uma redução de custos na produção do veículo.