Líder de vendas no Brasil, a Fiat não tem performance semelhante em vendas nos outros países da América Latina. Em países como Chile e México a montadora italiana sofre com a alta concorrência e tenta suprir alguns problemas com modelos alternativos. Nesse texto vou responder como é a linha Fiat nos países da América Latina.
Turboway fez um levantamento do que a marca oferece nos países latinos e quais modelos diferentes ela entrega. Na Argentina, Equador e Chile a marca segue oferecendo o Fiat 500 na versão à gasolina, um carro que não é vendido por aqui desde 2017.
Argentina tem 500 esportivo
Os argentinos têm o “500 Turismo Abarth”, que é a versão esportiva do carro importada da Europa. O compacto é fabricado na Polônia e tem motor 1.4 que desenvolve 165cv. No valor convertido sai por mais de R$ 200 mil.
Além do 500 Abarth os argentinos tem a disposição nas concessionárias a linha parecida com a brasileira, sendo que o destaque é o Cronos que é fabricado por lá e é o carro mais vendido por lá atualmente. Os demais são importados do Brasil.
O Fastback ainda não foi lançado em outros países, nem na Argentina, país onde tradicionalmente a Fiat lança os modelos em datas muito próximas às do Brasil. O modelo deve chegar em breve por lá com as mesmas versões vendidas aqui.
500 elétrico, só no Brasil
Lembro que no Brasil há apenas o 500e à venda, que é a versão elétrica do Fiat 500 também importada da Europa. Os outros países da América Latina não recebem esta versão.
A Argentina chegou a oferecer o modelo, mas ele não consta mais no catálogo do país. Os nossos outros países vizinhos ainda não ofereceram o modelo.
Chile não tem picapes Fiat
No Chile há o 500 convencional à venda, também importado da Europa. O restante da linha nas concessionárias vem com Mobi, Argo, Cronos e Pulse. O ponto curioso é que as picapes Strada e Toro são vendidas por lá com a marca RAM. A Strada é a RAM 700 e a Toro é a RAM 1000. A Fiorino também é vendida com RAM V700 Rapid.
México não tem Pulse turbo
A situação das picapes com o nome RAM também se repete no México. Por lá a linha Fiat é bem pequena. Vende Mobi, Argo e Pulse, todos fabricados no Brasil. Porém há particularidades que já mencionamos anteriormente aqui no Turboway.
O Argo no México existe apenas na versão Trekking 1.3. O Pulse, por sua vez, não tem versões turbo. O SUV é vendido apenas na versão 1.3, mas tem todas as quatro versões que existem no Brasil. Como?
A Fiat pegou a mesma gama de acessórios das versões turbo que vende aqui e colocou o motor 1.3. Assim, o Pulse Impetus que é o topo de linha por aqui e usa motor 1.0 turbo, lá tem os mesmos acessórios e o motor 1.3 aspirado.
Porque isso acontece? É que a Fiat tem uma operação pequena no México. O Pulse foi o carro da marca mais vendido em 2022 no país e ainda assim está na posição de número 100 do ranking. A marca resolveu não gerar mais custos para sua rede de ter mais motor, o que demanda custos com mão de obra, peças e tudo mais.
Equador tem 500 Cabriolet
No Equador a linha é composta por um trio: Pulse, Argo Trekking e Fiat 500 Dolce Vita, que é uma versão bem completinha do carro ícone da marca, com teto solar inclusive. Sai por US$ 23 mil por lá, mil dólares a mais que o Pulse e R$ 4 mil dólares a mais que o Argo Trekking. Todos importados.
Ainda no Equador, há também a opção cabrio do 500 (foto acima), que chegou a vir ao Brasil dez anos atrás. A Fiat possui uma linha totalmente diferente na Europa com modelos que não chegam à América Latina, como o SUV do Fiat 500 e o sedã Fiat Tipo, que no Brasil seria uma espécie de opção de luxo ao Fiat Cronos.
Curiosamente no Equador a marca tem estratégia diferente do que tem no México e oferece duas versões do Pulse: 1.3 manual (aspirado) e 1.0 automática (turbo).
Outros países
Na América Latina a Fiat só produz carros na Argentina e no Brasil. Então nos demais países a fábrica oferece opções adaptadas ao tamanho da rede e também de acordo com as combinações com outras marcas do grupo, como as picapes que chegam importadas com a marca da RAM.
No Uruguai a linha é semelhante ao que a Fiat oferece na Argentina, com quase todos os modelos que temos no Brasil – inclusive as picapes. Isso também se repete no Paraguai, embora a operação da empresa seja bem menor nesses países.
No Peru a Fiat oferece Pulse, Argo Trekking e Mobi. O Mobi chega por lá na versão que aqui chamamos de “Trekking”, mas ele não ostenta este nome no modelo.