Seis em cada dez automóveis vendidos na Turquia são sedãs. No país onde a Renault liderou por anos com o Mégane e o Fluence, a Fiat conseguiu chegar ao topo com a versão sedã do Tipo, que sucedeu o não tão promissor Linea.
A Fiat caminha para fechar mais um ano na liderança na Turquia, onde até outubro abriu quase 30 mil unidades em relação à Renault, a segunda colocada. O Fiat Tipo, que lá se chama Fiat Egea, é responsável por mais da metade das 104 mil unidades vendidas este ano. Vale ressaltar que o Egea foi lançado na Turquia cinco meses antes do Tipo na Itália.
O site Turboway publica mensalmente o ranking de veículos mais vendidos no Brasil e também os ranking dos mais vendidos em outros mercados. O mercado turco é muito diferente do mercado brasileiro. Levantamento feito sobre os relatórios da associação dos distribuidores automotivos da Turquia (ODD) aponta que o mercado turco prefere automóveis sedãs e automáticos.
Fiat na Turquia
Foi o Fiat Egea que consolidou a liderança da Fiat em 2017 no país, quando desbancou o Renault Fluence. O Egea é vendido no país em três versões: sedã, hatch e perua, mas é a versão sedã que é a campeã de vendas. Antes dele, a Fiat tinha o Linea e o Punto como principais produtos. Com a aposentadoria destes dois modelos, que foram vendidos também no Brasil, a marca italiana passou a comercializar a gama italiana, onde nenhum modelo atual coincide com o que é oferecido hoje no Brasil (Tipo, Panda, 500, 500X, Doblo segunda geração e Fiorino, que é uma van comercializada em outros mercados como Fiat Qubo).
O Egea é equipado com duas opções de motor turbodiesel, da mesma família do Multijet que aparece no Jeep Renegade no Brasil, e outras duas opções movidas a gasolina, com potências entre 95 e 120 cavalos.
A Fiat é atualmente um braço do Grupo FCA que não tem presença mundial, como as irmãs Jeep e Ram. A Fiat é forte nos mercados brasileiro, argentino, italiano e turco. Em outros países, como Estados Unidos e Japão, comercializa o Fiat 500 como carro de nicho, sem participação expressiva nos rankings de vendas como são atualmente as montadoras Volkswagen e Toyota.
Veja o ranking dos veículos leves mais vendidos na Turquia de Janeiro a Outubro de 2020: