A Fiat lançou uma nova versão do Fastback mais simples e colocou o carro no programa de descontos do Governo Federal com preço de R$ 115.990. É R$ 20 mil a menos que a versão Audace, a mais simples até então.
A nova versão do Fastback não tem nome específico, apenas “Fastback T200 Automático”. T200 é uma referência ao motor turbo 1.0 flex (o mesmo do irmão Pulse). Basicamente, a marca italiana retirou elementos do veículo que o deixaram mais parecido com o Pulse Drive Turbo, uma versão que a Fiat vendeu apenas no ano de lançamento do Pulse.
Além do motor, o carro mantém o câmbio CVT de 7 velocidades. Essa combinação mecânica é muito interessante. Nós falamos muito sobre isso durante os testes de nosso Fiat Pulse. Para quem acha que o motor 1.0 turbo seria pouca coisa para um modelo maior como esse, é urgente fazer um test-drive no veículo.
Menos acessórios, central mais simples
Apesar de manter o conjunto mecânico, essa nova versão do Fastback perde alguns elementos e fica de fato parecido com o antigo Pulse Drive: as rodas são mais simples, não tem carregador de celular por indução, perde a frenagem autônoma e o farol alto automático. Esse recebe a central multimídia de 8 polegadas, que está disponível nas versões mais simples do Pulse.
Essa central mantém o tamanho do aparelho da versão de 10″ e tem as bordas maiores, uma combinação que não é muito legal. Embora a Fiat tenha divulgado fotos com a central de 10 polegadas, ela é apenas opcional nessa versão.
Com o preço abaixo de R$ 120 mil o carro faz jus ao benefício do Governo Federal para carros novos. No entanto, essa versão mais simples não tem os elementos que deixam o Fastback realmente como uma opção interessante e já mencionamos em textos anteriores.
Como avaliamos?
Por ser um modelo desenvolvido desenvolvido a partir da plataforma do Argo, o Fastback manteve a mesma distância entre eixos do hatch. Com isso, dependendo da roda que o veículo ostenta ele parece um pouco desproporcional. O motor 1.0 turbo da Fiat rende muito bem. Ele tem 130cv e 20,4 kgfm de torque e bom custo-benefício. Tanto de manutenção quanto de consumo.
O problema é que as rodas mais simples e o acabamento interno, já usado nos Pulses mais simples, fazem o Fastback perder um pouco de sua personalidade. Fica parecendo sim um Cronos bombado.
Alternativas: por este preço o Fastback apresenta uma versão muito crua. Existem bons (e vários) usados neste preço, como o Chevrolet Tracker (que tem até teto solar) ou o Nissan Kicks. Pelo mesmo preço ainda é possível pegar um Jeep Renegade zero, que tem mais acessórios e o motor 1.3 turbo.