A Fiat lançou a versão Abarth de seu SUV Fastback. A versão custará R$ 159.990, R$ 3 mil a menos do que era oferecida a versão “by Abarth” no mês passado.
Antes de prosseguir é preciso explicar a diferença da versão Abarth para a “by Abarth”. A primeira é a que estamos falando neste texto, que é uma versão esportiva com motor 1.3 turbo e ajustes mecânicos feitos pela Abarth para aumentar o rendimento do veículo (entenda aqui o que é a Abarth).
A segunda versão foi criada pela Fiat no lançamento do Fastback como uma versão especial com o mesmo motor 1.3 turbo e com alterações de acabamento para dar ao Fastback um ar esportivo.
Pela lógica, o novo modelo substituiria essa versão “by Abarth”, mas o comunicado da Fiat divulgado à imprensa indica que a Fiat vai manter ele em linha com redução de preço. Agora custa R$ 155 mil (R$ 8 mil a menos que no mês passado).
E como é o Fastback Abarth?
O carro ficou com um estilo bem esportivo. A Fiat adotou acabamento na cor do veículo para os para-lamas, que até então eram de plástico em todas as versões disponíveis.
Por dentro e por fora ganhou elementos em vermelho. Pois agora o logo da Fiat deu lugar ao logo da Abarth e o acabamento recebeu estilo exclusivo esportivo.
Motor
O motor 1.3 turbo do carro é o mesmo que equipa a Toro e também os modelos da Jeep no Brasil. Rende 185cv e 27,6 kgfm e tem câmbio automático de 6 marchas. Muda que o carro tem uma preparação para melhor rendimento durante a condução.
A relação de marchas para cima foi alterada para mudança 30% acima das versões disponíveis anteriormente. Ou seja: ficou mais rápido, mais barulhento e mais gastão que o Fastback “by Abarth”.
Recebeu escapamentos duplos e isso já começa a mudar o ronco do motor para dar um ar esportivo, que é a expectativa de 10 em cada 10 motoristas que compram este tipo de carro.
Houve mudança na suspensão, para dar mais estabilidade ao veículo. As rodas de aro 18″ são mais largas e tem maior aderência, também para casar com a estabilidade do modelo.
Abarth
Com o lançamento, a Abarth – que é considerada uma marca a parte da Fiat pela Stellantis – fica com dois modelos no mercado nacional. Além do Fastback existe o Pulse Abarth e a marca terá ainda um terceiro carro futuramente, que deve ser a versão Abarth do Fiat 500 – já disponível na Europa.
Preços do Fastback Abarth (outubro/23)
O modelo mais barato da linha é o Fastback Turbo 200AT, com motor 1.0 turbo. Ele tem vários elementos que o deixam muito parecido internamente às versões mais simples do Fiat Pulse (leia aqui sobre isso). Saía por R$ 119.990 em setembro e agora custa R$ 121.990.
O modelo Fastback Audace Turbo também é 1.0 turbo e inclui itens tecnológicos no veículo, além de elementos visuais mais refinados. A Fiat manteve o preço anterior e segue custando R$ 138.990.
O que seria o topo da linha 1.0 turbo, o Fastback Impetus Turbo, traz itens como alerta de mudança de faixa, frenagem autônoma. Ele manteve o preço de R$ 150.990.
As reduções de preço acontecem nas versões mais caras. A “by Abarth”, que segue em linha custava R$ 162.490. No entanto agora custa R$ 154.490.
A nova versão, que é o ponto central do texto que você teve a paciência de ler até aqui, custa R$ 159.990. Foi uma surpresa para a imprensa especializada, que acreditava que o modelo partiria da casa dos R$ 170 mil.
No entanto, a Fiat foi racional aqui. Acima de R$ 170 o modelo bateria de frente com veículos de categoria e acabamento superiores ao Fastback.