Fabricante quer montar sua própria cadeia de fornecimento sem ter que disputar semicondutores com outras fabricantes mundiais.
A crise da falta de semicondutores para a produção de veículos está sendo encarada como uma oportunidade para alguns fabricantes. A Stellantis, dona das marcas Fiat e Jeep, está se associando à fabricante de componentes Foxconn para produzir seus próprios semicondutores.
Para quem está por fora do assunto, o último ano foi muito difícil para a indústria automotiva por diversos motivos relacionados à pandemia da Covid19. O principal dos problemas é que houve uma demanda muito grande por semicondutores, que são peças usadas em aparelhos eletrônicos, que a indústria não conseguiu suprir. O resultado é que a produção de veículos desacelerou e o carro ficou mais caro porque está em falta.
Segundo o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, a associação tem o objetivo de criar famílias de chips que cubrirão mais de 80% das necessidades atuais da empresa e servirá ainda para modernizar sua linha de componentes.
A Stellantis está presente no Brasil com as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Ram e Citroen. Durante esse ano chegou a diminuir a produção, mas adotou estratégias com fornecedores que conseguiram suprir em parte as necessidades. O resultado foi que as marcas da Stellantis conseguiram emplacar os primeiros lugares em vendas durante vários meses, enquanto as concorrentes enfrentaram sérias dificuldades.
A Foxconn é uma fabricante de eletrônicos e é responsável pela montagem do Iphone para a Apple. O grande problema da indústria automotiva é que os carros estão ficando mais tecnológicos, o que gera uma disputa por peças com a indústria eletrônica.