Fiat Idea do Papa: carro amassado e marketing espontâneo no Rio de Janeiro

Pedido do Papa era por um carro simples em sua visita ao Rio de Janeiro. A Fiat só tinha carros blindados disponíveis e teve que recorrer à uma locadora

Em julho de 2013 a Fiat teve uma surpresa ao ver um de seus modelos virar o centro das atenções de todo o Brasil. A comitiva do Papa Francisco, em visita ao Rio, havia escolhido um Fiat Idea para o pontífice se deslocar do Aeroporto do Galeão para a Catedral Metropolitana. Toda a cena que se passou ficou marcada como um dos maiores casos de marketing espontâneo da marca.

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Marketing espontâneo acontece quando não há acerto anterior ou pagamento por uma ação que enalteça um produto, mesmo que indiretamente como foi este caso. Foi um fato simbólico, visto que o Papa Francisco carregava a imagem de um líder com hábitos simples. O Idea, à época, era um carro de classe média sem muita expressão dentro da linha Fiat. O modelo foi descontinuado três anos depois.

Veja o vídeo abaixo do registro feito pelo Jornal Nacional:

Segundo registro do jornal OGlobo, de julho de 2013, ainda nos preparativos da visita a equipe do Vaticano havia recebido da Fiat a listagem de todos os veículos da marca disponíveis no Brasil naquela época. A comitiva escolheu os modelos Freemont e Bravo.

Outra parte da história foi contada no canal A Roda por Ricardo Dilser, assessor da Fiat à época da visita (veja aqui a entrevista). Dilser contou que dentro deste acordo da Fiat com o Vaticano foram separados carros com blindagem, mas foram surpreendidos com o pedido do Papa de que o carro deveria ser simples, como qualquer carro que rodasse no país. A escolha específica pelo Idea se deu porque o Papa queria um modelo com maior facilidade para acesso e com vidros grandes.

Segundo Dilser, o pessoal da Fiat correu para buscar um Idea simples em uma agência da Localiza.

A outra opção de Francisco seria usar o Papamóvel Mercedes-Benz, que também estava no Rio de Janeiro na ocasião – eram dois, trazidos por um avião da Aeronáutica.

Foto: Danilo Girundi/G1 – TV Globo

Mídia sem igual

O Idea que serviu ao Papa era da versão 1.6 Essence, custando na época algo em torno de R$ 50 mil. A outra versão disponível na época era a Attractive, com motor 1.4. Esse, além do motor mais potente, tinha apenas ar-condicionado. Segundo o registro do jornal “OGlobo” na época, a opção pelo Papa pelo Idea repercutiu muito positivamente para a marca nas redes sociais. O detalhe que você pode ver na reportagem da Globo acima é que o motorista do Papa se perdeu pelas ruas do Rio, o que gerou uma mídia adicional ao veículo, já que as imagens estavam sendo transmitidas ao vivo pela TV para todo o país.

Logo após a comitiva do Vaticano deixar o Brasil, a Fiat correu para adquirir o veículo da Localiza, em uma negociação que não teve o valor ou condições reveladas. O Idea está desde 2013 guardado na fábrica em Minas Gerais. O veículo está cheio de amassados, como mostra esta reportagem da TV Globo exibida em 23/04, o que para a Fiat torna o veículo ainda mais simbólico.

Publicada originalmente em

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