A Fiat deverá lançar em 2025 uma versão híbrida de seu clássico Fiat 500. O veículo é vendido desde 2020 apenas na versão elétrica na Europa e também aqui no Brasil, que importa o modelo. A decisão de voltar a colocar motores a combustão em seu produto mais icônico atende ao apelo para que a empresa não reduza sua atividade em sua fábrica italiana.
O grupo Stellantis, que é dono da Fiat, apostava em um aumento contínuo na busca por elétricos nos anos 2020, mas isso não é o que tem acontecido. A baixa produção do Fiat 500 gerou um impasse na fábrica italiana da Fiat, onde a linha está ociosa. A promessa de que o 500 terá uma versão híbrida foi feita pelo CEO da Stellantis, Carlos Tavares, com lideranças sindicais.
Apesar disso ainda não foi definido qual será o motor utilizado nessa nova versão do Fiat 500 e se ela poderia chegar ao Brasil. A possibilidade é grande, já que o produto já chega em sua versão atual e para o próximo ano a Fiat pretende trazer outro produto europeu para cá (o Fiat 600).
Quando tinha motor a combustão, o Fiat 500 era montado na Polônia e também no México. O Brasil chegou a receber versões produzidas nestes dois países. Porém quando a marca mudou o produto para a versão 100% elétrica, a produção foi transferida para Itália. Essa mudança atendeu uma pressão do governo italiano, já que a Fiat estava transferindo seus produtos para fábricas em outros países da Europa com mão de obra mais barata. O receio dos italianos é que a marca reduza sua força de trabalho no país natal.