Atualizada em 28 de julho.
A Fiat lançou as versões 2023 de Argo e Cronos. A grande novidade é o Cronos recebe câmbio automático combinado com o motor 1.3 aspirado, a mesma configuração lançada nos Pulse de entrada. O sedã ainda inaugura uma nova versão com motor 1.0 aspirado, o mesmo que o Argo já utiliza desde seu lançamento.
Fora o novo câmbio CVT as outras mudanças são muito sutis: o desenho do volante mudou e adotou o padrão do Pulse, a grade dianteira recebeu duas barras cromadas no Cronos e no Argo recebeu um aplique preto que dá a impressão de um capô mais prolongado.
Você pode gostar de ler:
– Fiat Cronos lidera vendas na Argentina
O Argo mantém as versões já disponíveis. A novidade nele inclui o para-choque frontal redesenhado. Um mudança muito sutil que para o consumidor não vai fazer diferença alguma.
No Argo Trekking, o modelo que a Fiat intitula de aventureiro, a mudança no para-choque é acompanhada de novos adesivos, com traços em amarelo que atualizam o modelo em relação aos anos anteriores. Mas são apenas adesivos.
Preço
O Cronos estreia sua versão 1.0 por R$ 74.790 (exceto para São Paulo, que tem imposto maior). O Cronos ainda não tinha uma versão 1.0 porque quem fazia essa função era o Grand Siena, que foi aposentado no final do ano passado.
O preço do cronos é de lançamento. Assim o Cronos sai mais barato que o Argo 1.0, que agora sai por R$ 75.490.
A versão 1.3 do Cronos sai agora por R$ 84 mil (com câmbio manual e exceto para SP). Na Argentina este mesmo carro está saindo por R$ 125 mil. O detalhe é que o Cronos é produzido na Argentina e vem importado de lá.
O Argo também receberá o novo câmbio automático nos próximos dias, mas também com o motor 1.3 aspirado. Não há no momento previsão de adoção dos motores turbo para a linha Argo e Cronos.
Argentino raíz
A linha 2023 do Cronos, com câmbio automático, foi lançada primeiro na Argentina. É que o veículo é produzido por lá. Outro motivo é que os argentinos adotaram o Cronos como carro preferido. Desde o ano passado ele é o veículo mais vendido no país.
No Brasil o Cronos teve vendas pequenas desde o seu lançamento e em comparação aos outros produtos da Fiat. Até o ano passado o carro dividia clientes com o Grand Siena, chegando a vender menos que ele.
Esse ano a Fiat focou em promoções sobre o carro e o preço em relação aos concorrentes favoreceu uma guinada nas vendas. Resultou que em junho passado o sedã foi o carro mais vendido da categoria no país.