Fiat revela primeira imagem de seu novo SUV. O que sabemos sobre ele?

Será o primeiro SUV original da marca no Brasil e ele será apresentado na final do programa Big Brother Brasil, da TV Globo, e será levada pelo vencedor.

A Fiat está prestes a embarcar no segmento dos SUV, que caiu no gosto do brasileiro. Das marcas que mais vendem no país, a Fiat é a última a ter um veículo do gênero. Vejamos: a Volkswagen já tem Nivus, T-Cross e o Taos que está chegando. A Chevrolet tem o Tracker, Equinox, Blazer. Se considerarmos que o primeiro “SUV acessível” ao brasileiro foi o Ford Ecosport, dá para afirmar que a Fiat demorou quase 20 anos para ter o seu.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Houve uma tentativa não muito bem sucedida com o Fiat Freemont, em 2012, que era uma solução baseada no Dodge Journey (leia-se Dodge Journey com o logo da Fiat). O modelo ficou quatro anos no mercado e chegou a conviver alguns meses nas concessionárias com a Toro, que não é um SUV, mas tem características semelhantes que agradam o consumidor.

Primeira imagem do novo SUV foi revelada nesta segunda-feira (3)

A imagem que ilustra acima foi divulgada pela Fiat nesta segunda-feira (3). O visual completo do carro será conhecido na terça-feira, no Big Brother Brasil.

Para ocupar o lugar do Freemont a empresa esperava trazer da Itália o Fiat 500X, o SUV baseado no Fiat 500, que roda pela Europa até hoje. Porém a alta do dólar frustrou os planos da empresa e foi batido o martelo para desenvolver um produto nacional que ficasse dentro da faixa de preço dos concorrentes.

A esquerda o Dodge Journey Fiat Freemont e a direita o Fiat 500X, vendido na Itália (Fotos: Fiat/ Divulgação)

Novo SUV da Fiat deriva do Argo, não da Toro

A Fiat inicialmente apostou em fazer uma versão SUV da Toro (que acabou de receber uma atualização), como se viu no Salão do Automóvel de 2018 com o conceito Fastback. Depois não tocou mais no assunto, mas o que se sabe na imprensa automotiva é que novamente o plano teria ficado caro demais para o mercado brasileiro. Afinal, se a Fiat produzisse um produto de valor elevado concorreria com a Jeep, que é do mesmo grupo, gerando uma concorrência desnecessária.

O produto que chegará agora ao mercado é uma mistura do que a Fiat tem hoje em seu portfólio. Esse carro deve ficar em uma faixa de preço entre o Argo Trekking e a Toro, que costuma ter consumidores exigentes e que não gostam de levar desaforo para casa.

A Fiat chamou o novo veículo provisoriamente de Progetto 363. O nome verdadeiro também será divulgado na próxima semana. Ele deve ter características do Argo, inclusive utilizando vários componentes do compacto (abaixo vamos contando mais sobre isso).

Motores novos

novos motores da Fiat
Novos motores turbo da Fiat (1.0 e 1.3) (Foto: Divulgação/ Fiat)

O novo SUV da Fiat será fabricado em Betim, Minas Gerais, e terá opções com motores 1.0 e 1.3 turbo. O motor 1.3 Turbo entrega 180 cavalos e 27,5 kgfm e é o mesmo utilizado na Nova Toro e equipa também o novo Compass e logo estará no Renegade. Esse motor substitui o antigo 1.8, que é usado há pelo menos uma década nos carros da Fiat.

O 1.0 Turbo é novidade nos veículos da Stellantis, mas logo logo também estará em novas versões de Argo, Cronos e Strada. E vou além: com a junção com a Peugeot e Citroën, esses motores futuramente estarão também na linha da marcas francesas.

Para quem acha que andar em um SUV com motor 1.0 pode ser um sofrimento, uma informação: ele deverá render 130cv de potência, muito próximo ao que o antigo 1.8 rende hoje (139cv), gastando muito menos. Quem já andou em um Jeep Renegade flex sabe do que estamos falando.

A nova linha de motores é fruto de um investimento de R$ 400 milhões para que a unidade de Betim fabrique 100 mil propulsores por ano, tornando a unidade o maior centro de produção de motores da América Latina. Serão fabricados as opções 1.0 turbo, de 3 cilindros, e 1.3 turbo, de 4 cilindros. Abaixo reproduzimos um vídeo divulgado pela Fiat sobre seus novos motores:

Design

O novo SUV da Fiat foi criado sobre a plataforma MP1, que deu origem ao Argo e ao Cronos e que por sua vez deriva em parte (20%) do Fiat Punto. O projeto foi feito no Brasil, no Centro de Design da Fiat, que fica em Betim, Minas Gerais. Pelos carros de teste observados na rua até agora já é possível dizer que o novo SUV não copiará o painel do Argo e deve sim ter a multimídia sobressalente, aí sim como a do Argo, porém com um desenho diferente. Mais fina e maior.

Aliás a Fiat tem se saído muito bem em guardar seus segredos. A dois dias do lançamento do carro ninguém que cobre a área automotiva conseguiu uma imagem do carro sem disfarces. Sequer o nome definitivo do modelo vazou até o momento. A Revista Auto Esporte foi a única a ir mais longe e apostar em cinco nomes registrados pela Fiat recentemente, são eles: Revo, Pulse, Tuo, Domo e Nord.

Multimídia preparada para compras

Em vídeos promocionais divulgados pela Fiat também foi possível ver que o novo Fiat terá central multimídia semelhante ao que a nova Toro passou a utilizar. A Fiat já informou que esse carro trará a evolução da central Uconnect, com wi-fi para os ocupantes e opções de compras online a partir da própria central.

Também já é possível afirmar que essa central terá conectividade com gadgets que poderão ligar o carro a distância, tipo o Apple Watch. Essa evolução é gerenciada pelo “Cart”, um sistema que terá informações de seu cartão de crédito e permitirá pagar compras em sistemas drive thru, pagar pedágios, estacionamentos e abastecimentos, por exemplo.

nova central multimídia da Fiat
Para informar que o carro terá nova central e não revelar o visual interno, a Fiat divulgou uma foto dela fora do painel (Foto: Fiat/ Divulgação)

Segundo a Fiat, o sistema estará disponível no segundo semestre deste ano também para os compradores da nova Toro e a primeira empresa que terá seus serviços conectados é o McDonald’s. Ao se aproximar do drive, quem estiver no carro poderá fazer o pedido na tela da central multimídia, que informará ao restaurante em quanto tempo o cliente chegará. Ao chegar no balcão o pedido já estará pronto para retirada e a cobrança é feita diretamente pelo cartão cadastrado no sistema. Quando o motorista passar por pedágios, ele também será informado sobre a cobrança na tela do sistema.

Mas veja só, não vale ter esperanças que todas as versões ostentam as mesmas funções. Algumas funcionalidades, como a de ligar o carro a distância, deverão estar restritas às versões mais cara do carro, como acontece agora na Toro.

Preço

Também é possível afirmar que o carro concorrerá na faixa de preços do Nissan Kicks (fabricado em Resende, no Rio) e do Volkswagen Nivus (fabricado em São Bernardo do Campo, SP). Com os concorrentes nacionais, não faria nenhum $entido trazer um importado para aparecer na foto. Ele ficará abaixo dos preços do Jeep Renegade, para evitar uma concorrência dentro da própria casa. Isso nos faz deduzir que o carro terá versões com preços entre R$ 90 mil e R$ 120 mil.

Estreia dia 4/5

O novo SUV da Fiat será apresentado ao público na final do Big Brother Brasil, no dia 4 de maio, e será o prêmio do vencedor. No entanto, o produto deve chegar às concessionárias só em agosto. O motivo é que atualmente há um gargalo na rede de produção e distribuição de carros no Brasil. Devido às consequências da pandemia, como paralisações na produção, falta de matéria prima e alta do preço do aço, há filas em concessionárias de várias marcas para a entrega de carros zero quilômetro.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários