Nem sempre as montadoras acertam na mosca. Mas é bom quando elas têm a humildade de voltar atrás em uma ideia que elas achavam que ia ser o máximo. Mesmo a Ferrari tem seus dias de arrependida.
A Ferrari criou um sistema de navegação todo legal, todo bacana, mas percebeu que ninguém ligava para ele. O resultado? Ela vai tirá-lo de seus carros e ninguém vai ficar chateado com isso.
Quem vai ficar feliz com a decisão são duas gigantes da tecnologia: Apple e Google. É que na guerra das telas multimídias e dos sistemas de navegação, o Apple CarPlay e o Android Auto, mais uma vez, venceram. A Ferrari vai substituir todo o seu sistema de navegação pelo das duas empresas.
A verdade é que o motorista quer para o carro uma extensão da tela que ele mais usa no dia a dia: a do celular. E a Ferrari vai atender. Como 99% das montadoras, terá em todos seus carros com telas multimídias os dois sistemas integrados. “Perdemos essa batalha há 10 anos”, já disse Jim Farley, CEO da Ford.
Mas toda regra tem sua exceção. A GM é este 1% que insiste na teimosia do sistema de navegação próprio. Embora ainda disponibilize tanto o Apple CarPlay quanto o Android Auto ao seus clientes mundo afora, a montadora está desenvolvendo um sistema próprio em parceria com o Google, mas sem a intenção de dividir dados com ninguém mais. Será um sistema criado só para ela tentar desafiar a lógica do mundo. Será que vai conseguir?