Os mais saudosistas costumam torcer o nariz ao entrar pela primeira vez em um carro totalmente elétrico. Uma das coisas que mais chamam negativamente a atenção é a quase total ausência de som do motor. Em vez da sinfonia de cilindros, pistões e bielas, o que se ouve é uma espécie de assobio frio e melancólico. Mas se depender da Ferrari, este jogo irá mudar.
A icônica montadora italiana acaba de patentear um sistema que gera um som real, a medida em que se acelera um veículo elétrico. O sistema foi registrado na US Patent and Trademark Office, agência americana responsável por patentes.
Pelos desenhos, divulgados em diversos sites, é possível ver que uma coluna será responsável por emitir um som real, proporcional à velocidade e aceleração do veículo. O item fica posicionado perto do eixo traseiro, mais ou menos na posição dos motores nos veículos a combustão da montadora.
Trata-se de uma grande novidade, já que as marcas concorrentes até estão criando mecanismos para burlar o chiado dos motores elétricos, mas não de forma real como a Ferrari. Em geral, elas têm usado sintetizadores, que apenas simulam eletronicamente um som.
A Ferrari se orgulha do inconfundível som agudo de seus motores V12 aspirados. A mudança para o som grave dos motores turbo já foi alvo de questionamentos no passado, então imagine a mudança de paradigma que os motores elétricos causariam. A montadora parece não medir esforços numa corrida contra o tempo.
A Ferrari espera que, em 2030, 40% de suas vendas serão de elétricos. No que depender do seu time de engenheiros, todos virão equipados com um agradável som que a imortalizou como criadora de veículos.