Escocês usa painéis solares para carregar carro elétrico

Jornalista resolveu transformar uma garagem de casa em posto de combustíveis gratuito.

Parece uma ótima ideia. Usar a energia do Sol, já largamente utilizada como fonte de geração energética, para reabastecer um veículo elétrico. Mas será que dá mesmo? Um jornalista escocês decidiu testar – e investir na ideia.

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Jesse Crosse contou a saga no site britânico AutoCar. Dono de um Kia Niro elétrico desde 2021, ele revelou estar preocupado com a possibilidade de uma disparada nos preços da energia elétrica na Europa. Resolveu então estudar como gerar energia o suficiente para abastecer o modelo. E se sentir livre de preocupações.

Um posto de combustíveis em casa. Genial, não?

Primeiramente, ele imaginou um sistema que fosse duplamente útil: além de abastecer o carro, teria que abastecer a própria casa. Para isso, ele mediu o consumo. A casa dele, na Escócia, consome 6.000 kWh por ano. Ele precisaria instalar placas solares que gerassem mais do que isso, e o excedente ia para as baterias do carro. E o excedente do excedente, de volta para o sistema, reduzindo o valor da conta.

Os sistemas solares vêm em vários tipos. A opção mais popular é instalar um sistema híbrido, integrando inverter, painéis solares e armazenamento em bateria. O inverter também gerencia o fluxo de energia entre a casa, as baterias e, quando o excesso de energia é produzido, de volta à rede.



Veja que vantajoso: ele tomou emprestado dinheiro sem juros do governo escocês, que incentiva o uso de placas solares. Faltava ainda o projeto. Aonde ele ia instalar e quanto ia pagar?

Pois ele decidiu usar uma antiga garagem externa de casa, que tinha o formato ideal: o telhado é voltado para o Sul, justamente o que dá mais incidência solar. O local também é livre de sombras, garantindo geração enquanto houvesse sol.

Com a ideia e o financiamento à mão, ele foi atrás de uma fornecedora. Uma delas, chamada Locogen ofereceu 16 painéis solares de 420W, conectados a um inversor de CC para CA, uma bateria de ferro e lítio e um sistema wi-fi por 11 mil libras, cerca de R$ 70 mil.

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Jesse precisou de grana e de uma empresa especializada para colocar a ideia em prática

O investimento, segundo a empresa, será pago em 5,9 anos. Jesse ainda teve que pagar 300 libras – R$ 1.900 – para aprovar o sistema no governo.

Com tudo pronto, pago e licenciado, ele fez a prova. Colocou seu Kia e-Niro no plug e conseguiu o plano ideal: gerou energia para a casa, para o carro e o excedente ele ‘devolveu’ ao sistema da cidade, deixando a conta de luz muito perto de zero.

Nem tudo são flores. Em dias nublados, resta se contentar com pouca geração de energia. Ou esquecer por um tempo o valor da conta de luz. Pensando positivo, o Verão escocês está chegando.

A garagem ganhou um ‘teto’ novo e Jesse economizou na conta de luz

Publicada originalmente em

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