Um vídeo exibido pela Tesla em 2016 mostrando como funcionava a função de direção autônoma do “Model X” foi manipulado, admitiu um engenheiro da empresa, segundo a agência de notícias Reuters. Assista logo abaixo ao vídeo.
Segundo a declaração do engenheiro Ashok Elluswami, a rota que o carro percorre no vídeo foi programada com antecedência e o carro seguia um roteiro já pré-estabelecido pela engenharia da empresa. Isso é diferente de uma direção totalmente autônoma, onde o carro não precisaria de ajuda humana se algum obstáculo aparecesse, por exemplo, que era a mensagem que o vídeo passava.
A situação não é delicada para a Tesla apenas por divulgar uma mentira a seus possíveis compradores, mas porque a empresa tem ações na Bolsa de Nova York e o vídeo pode ter sido usado para manipular os investidores.
Testemunho em processo
A declaração deste engenheiro foi obtida pela Reuters em um processo movido contra a Tesla no caso de um acidente de 2018, onde uma pessoa foi atropelada por um carro da empresa e morreu.
No vídeo divulgado existe um homem sentado no banco do motorista, que na época a Tesla informou que estava ali apenas para cumprir a legislação. Mas não era bem essa a história.
Segundo o depoimento, os motoristas da Tesla tiveram que assumir o controle do carro em vários momentos durante a gravação. Ele também revela que nos testes para mostrar que o carro pode estacionar sozinho, um modelo atingiu uma cerca.
O juiz do caso então pediu ao engenheiro que concluísse se o vídeo mostrava a situação real de um carro produzido na época. O funcionário foi categórico: “não mostra”.
O vídeo da época pode ser visto abaixo:
Empresa divulgou vídeo como real
O funcionário relatou que o objetivo do vídeo não era mostrar que o carro dirige sozinho, mas sim que no que a empresa estava trabalhando para seus projetos futuros. O problema foi a forma como o vídeo foi divulgado.
Em 2016 o dono da Tesla, Elon Musk, divulgou este vídeo no Twitter para mostrar como a Tesla havia avançado na tecnologia de condução autônoma. No vídeo o carro chega a parar para um passageiro descer e em seguida segue viagem. Tudo já pré-programado, segundo o engenheiro.
Atualmente os carros da Tesla têm tecnologia para condução sem o auxílio de humanos, porém as autoridades pressionam a Tesla para que intensifique a campanha para informar que a tecnologia serve apenas para ajudar o motorista e não para que o carro dirija sozinho.
A Reuters entrou em contato com a Tesla, com o engenheiro e também com Elon Musk, mas nenhum deles quis comentar sobre o depoimento publicado.
A Tesla vem tendo problemas com a função conhecida como Autopilot em seus veículos. No ano passado um veículo da marca saiu descontrolado pelas ruas de uma cidade chinesa e chegou a matar duas pessoas. Nos Estados Unidos a empresa enfrenta investigações sobre a tecnologia.