Elon Musk elogia carros chineses, mas teme que eles engulam as marcas americanas

Para o dono da Tesla os chineses atingiram um nível de qualidade muito bom em seus produtos com um custo muito reduzido, o que permite que eles dominem qualquer mercado do planeta

O mercado de automóveis mundial está em constante movimento e as marcas tradicionais já se sentem ameaçadas com a Tesla e as demais fabricantes que entraram no ramo nos últimos anos. Porém é real que a própria Tesla, que se tornou uma potência, também já se sente ameaçada pelos fabricantes chineses e isso foi revelado em uma conferência interna da empresa pelo dono da marca, o bilionário Elon Musk.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Durante a conferência de divulgação de resultados da Tesla, na quarta-feira (24), Musk elogiou os carros chineses e disse que os produtos atuais oferecidos são muito bons, mas ponderou o risco que eles representam. “Se não forem estabelecidas barreiras comerciais, elas irão praticamente demolir a maioria das outras empresas automobilísticas”, disse.

Os chineses foram citados por Musk em um momento que a Tesla vive um problema interno. A marca reportou queda em seus resultados no último trimestre de 2023 e as ações da empresa estão em queda desde então.

Custo-benefício

Os automóveis chineses chegam aos outros países com preços extremamente competitivos. Isso porque além de ter um custo de produção mais barato, a China produz muitos componentes eletrônicos que outros países precisam importar. A própria Tesla compra parte de seus equipamentos na China. Além disso, a figura do carro chinês com qualidade deficitária já é coisa do passado. Os chineses aperfeiçoaram as linhas de produção quando compraram marcas tradicionais e absorveram técnicas de produção.



A defesa de Elon Musk por barreiras comerciais se baseia em taxar ou colocar condições para os produtos chineses que aumentem o custo do produto para a chegada nos mercados ocidentais. A chinesa BYD é um exemplo de empresa que está crescendo muito rápido e abocanhando mercados pelo planeta. Atualmente a BYD é líder de vendas mundial de carros elétricos.

BYD Dolphin tem boas vendas e impulsiona o domínio da chinesa BYD pelo mundo (foto: divulgação/ BYD)

A Tesla de Elon Musk já representa um risco para as outras montadoras. A Tesla mais que dobrou de tamanho no período pós pandemia apenas fabricando carros elétricos. Contam a favor da Tesla vários fatores, entre eles o fato da empresa já ter nascido na era da eletrificação e o fato de não ter gastos gigantescos como as marcas centenárias têm. Marcas como Ford e General Motors se assustaram e tiveram que apertar os cintos para diminuir os custos e bater de frente com a marca de Musk, ainda que isso não tenha sido muito bem sucedido.

Chineses já desequilibram no Brasil

O Brasil recentemente teve uma “amostra grátis” dessa situação. A chinesa BYD trouxe ao mercado nacional o Dolphin, um carro elétrico com preço na faixa dos R$ 150 mil. O resultado foi um sucesso de vendas de uma marca que apenas importa modelos. O resultado foi que as montadoras que estão no Brasil recorreram ao Governo Federal para o aumento da taxação deste tipo de produto. Essa taxação maior já está em vigor desde a virada do ano. A BYD pretende fabricar carros no Brasil, o que pode ser uma mudança muito grande no mercado nacional.

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários