Designer da Maserati defende as telas multimídia: “sem elas, os carros pareceriam velhos 747”

Tecnologia dos carros demandaria excesso de botões, não fossem as telas, avalia chefe de design.

O uso de telas multimídia em carros causa reações mistas. O motorista médio ama, não vive sem a tecnologia. Já os mais entusiastas da velocidade acham que elas atrapalharam a condução, roubando parte da atenção ao guiar. Mas o principal designer da Maserati defende as telas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em entrevista ao site The Drive, o chefe de design da icônica montadora afirma que as telas são fundamentais hoje em dia. Klaus Busse disse que sem elas seus carros chocariam o público. “Usamos telas porque há tantos recursos em um carro que se eu colocasse um botão para tudo, a cabine pareceria um antigo 747. A ideia é organizar as coisas em uma tela que apresente ao motorista apenas o que ele precisa naquele momento”, disse.

Os antigos 747, de fato, chamaram muito a atenção pela quantidade de botões. Para ser um piloto capaz de conduzi-lo era preciso uma série de treinamentos a mais. Para Busse, o motorista seria uma espécie de piloto de Boeing ao operar uma Maserati, não fossem as telas. Recentemente, mostramos como paineis de carros podem ser arruinados pelo uso excessivo de botões.

Famoso por liderar o design e promover um certo renascimento para Chrysler, Jeep, Dodge e Ram há uma década, Klaus Busse também colocou sua criatividade para funcionar na Alfa Romeo, na Fiat e, claro, na Maserati. Ele admite não gostar das telas mas acha que elas são realmente necessárias. Mas também pensa que sempre há margem para melhorá-las.



Designer da Maserati defende as telas
Designer da Maserati defende as telas para evitar a quantidade excessiva de botões no painel

“Onde colocamos a tela? A Maserati a coloca em uma posição que, se você colocar as mãos no volante, poderá deixá-la cair na tela. Não quero que o motorista mova o ombro para fora do assento para alcançar a tela e perca a posição de dirigir perfeita”, explicou.

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários