Lançada em 1998 e responsável pelos 20 anos como líder de vendas, a Fiat Strada baseada no Palio deixará de ser ofertada assim que os estoques terminarem.
Apesar de ser considerado um ano difícil, 2020 foi um ano marcante para a picape compacta da Fiat. Depois de 22 anos utilizando o mesmo visual cansado do hatch que derivava desde o lançamento, a montadora italiana decidiu renovar completamente a sua linha.
No começo causou polêmicas, por contar com um visual que lembra Mobi na dianteira, com silhuetas próximas da Toro. E o interior, com muitos elementos dos carros de entrada da Fiat.
Mas no fim ela provou a que veio, e os números de vendas estão mostrando isso. Tanto que a Fiat decidiu tirar definitivamente a Strada da geração antiga, que ainda estava em linha com a versão Hard Working por uma questão estratégica, dando prioridade somente a nova geração.
Segundo informações do UOL Carros, a Hard Working não integra mais a tabela oficial da montadora, o que confirma essa saída da linha.
E valia a pena comprar a antiga?
Com o preço tabelado em R$ 65.490, a antiga Hard Working trazia de série Ar condicionado, direção hidráulica, volante com regulagem de altura, protetor de caçamba e preparação de som. O motor era o 1.4 Fire EVO com até 88cv no etanol e capacidade de carga de 705kg de carga util e 1.220 litros de volume na caçamba da cabine simples.
Tinha como opcional apenas o Pack Worker por R$ 2.700 reais e com 3 opções de cores: Preto Vulcano, Branco Banchisa (R$ 900,00) e a metálica Prata Bari (R$ 2.300)
A nova, Endurance Cabine Plus está no site da Fiat por R$ 68.667. Oferece o mesmo conjunto mecânico, mas traz nova plataforma, visual atualizado, além de itens de segurança como controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.
Fora isso, a capacidade de carga é maior (720kg) e o volume da caçamba também (1.354 Litros). Isso sem contar os 150 litros dentro da cabine, chamada de “plus” pela Fiat. Não tem o tamanho da estendida, mas também não é mais apertada como uma simples.
Diantes desses dados, por cerca de R$ 3.000 de diferença, na prática pra um consumidor comum, vale muito mais a pena comprar já o modelo novo. Só pra constar: Os itens a mais da nova custariam muito mais que essa diferença se fossem vendidos como opcionais.
E o mercado?
Considerando todos as versões da Strada, incluindo a antiga, a picape da Fiat fechou o ano com mais de 80.000 emplacamentos. Sendo o quarto carro mais vendido do Brasil. Acompanhe o Turbomercado e fique por dentro de todos os números dos carros mais vendidos.