Marido da Rainha Elizabeth amava máquinas e gostava de guiar para convidados.
Foi o casamento mais longo da história da Família Real Britânica até a morte do Príncipe Philip, nesta sexta, 09/04. Após 73 anos de união com a Rainha Elizabeth e 99 anos de vida, foi encerrada também uma grande paixão por carros.
Philip colecionou alguns, apenas dirigiu outros, mas fez questão de registrar alguns momentos. Dirigiu até os 97 anos, quando sofreu um acidente e foi ‘proibido’ de guiar pela Família Real.
O Turboway separou alguns dos modelos que ficaram marcados pelo gosto do Duque de Edimburgo.
Phantom IV
Menos de um anos depois de se casar com Elizabeth, que ainda era princesa, Philip fez a primeira encomenda de Rolls-Royce da coroa britânica. Ele comprou em 1948 um Phantom IV, que é usado até hoje em grandes eventos da Família Real.
Até então, os carros oficiais eram importados da Alemanha, feitos pela Daimler Company.
O Phantom IV foi o modelo mais exclusivo feito na história da Rolls-Royce e pode ser considerado uma das maiores raridades do mercado automobilístico de todos os tempos. Foram produzidas apenas 18 unidades, vendidas para membros de realezas e chefes de estado.
MG sportscar
Antes de se casar com Elizabeth, Philip teve um clássico MG, adquirido em 1938. A autora de um livro sobre o casamento real escreveu sobre a paixão dele pelo carro usando cartas escritas pela então princesa Elizabeth. A futura rainha disse que Philip dirigia bem rápido e tinha muito orgulho do carro.
A MG Motor UK Limited nasceu em 1924 em Birmingham, Reino Unido, e faliu em 2005. Foi comprada pela chinesa SAIC Motors e hoje todos os modelos são fabricados na China. Por causa disso, a MG Motor é a maior importadora de chineses para a Inglaterra.
Aston Martin Lagonda – um passa-trotes
O duque de Edimburgo já teve um Aston Martin Lagonda muito especial. Pra começar, tinha uma linha telefônica, algo praticamente exclusivo para a época – os anos 50. Philip usava o telefone para passar trotes para o príncipe Charles e para a princesa Anne, dois dos quatro filhos que teve com Elizabeth.
Além do telefone passa-trotes o Lagonda tinha um grande espelho de maquiagem e outros itens que não estavam presentes em modelo de linha. O carro foi usado nos Jogos Olímpicos de Melbourne, em 1956, e também em eventos no Reino Unido, como a inauguração da autoestrada M1.
Em 2016 foi leiloado por £ 350.000, o equivalente hoje a R$ 2,8 milhões, três vezes mais que o preço inicial.
Alvis Series II Drophead
Foi durante uma visita ao London Motor Show que o duque de Edimburgo notou pela primeira vez um Alvis Series II Drophead, no fim dos anos 50. Impressionado, encomendou um modelo e aceitou pagar mais para ter alguns mimos.
Vinha com motor 3.0 de 115 cavalos, um número alto para os anos 50. Fazia até 166km/h, outro padrão acima da média. O que também era alto era o consumo. Fazia 7 km/l, mas nada que o bolso do jovem príncipe reclamasse.
Metrocab
Philip gostava tanto de carros que decidiu ter um táxi. Ele adquiriu um modelo da Metrocab, empresa britânica que fez lobby para substituir os icônicos mas já envelhecidos táxis londrinos, fabricados pela LTI Carbodies.
O príncipe usava o modelo para dar umas escapadas do Palácio de Buckingham sem ser notado. Quem ficaria de olho em um táxi à espera de ver algum nobre dentro?
Mas para ter um modelo ele fez uma exigência. A troca do motor. Os táxis originais vinham com um barulhento 2.5 Ford a diesel (usados no Ford Transit). No modelo real foi usado um 2.4 a gasolina Toyota, muito mais suave. O carro posteriormente convertido para GLP – sim, o gás de cozinha, que é usado em carros na Europa.
Range Rover Vogue
Philip teve incontáveis modelos Land Rover. Mas o Range Rover Vogue ficou marcado quando o duque de Edimburgo o usou para guiar para ninguém menos que para o então presidente americano Barack Obama. Ele fez questão de levar o casal Obama do aeroporto até o castelo de Windsor.