De Lula a JK: Volkswagen cria carros conversíveis e acena a presidentes

Volkswagen tem o hábito de criar modelos únicos para eventos especiais com presdentes

Pela quinta vez na história, a Volkswagen criou um carro conversível para receber a visita de um presidente do Brasil. Desta vez foi para Lula, durante visita à fábrica de São Bernardo do Campo/SP, no último fim de semana.

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Lula foi visto em um VW Virtus conversível, modelo criado apenas para o evento (veja detalhes sobre o carro mais abaixo). Das cinco criações da Volkswagen, três foram para Lula desfilar em suas unidades. Curiosamente, nas três vezes ele foi acompanhado de Geraldo Alckmin, hoje vice-presidente, mas nas outras ocasiões governador do estado de SP, em partido rival ao de Lula.

A primeira vez de Lula foi em 2003, logo no primeiro ano de governo, em visita à mesma fábrica. A bordo de um VW Polo conversível, ele participou das comemorações dos 50 anos da Volkswagen no Brasil. Dois anos depois, em 2005, ele desfilou a bordo de um Fox conversível, em comemoração aos 15 milhões de carros fabricados em São Bernardo do Campo. A cidade do ABC Paulista é o reduto eleitoral de Lula.

Antes, outros dois presidentes visitaram a Volkswagen e desfilaram em modelos únicos. Em 1993, Itamar Franco andou em um Fusca que acabou ganhando o apelido dele. O Fusca Itamar marcou a volta do modelo à linha de produção da montadora, embora nunca tenha sido vendido na versão conversível.

Mas a cena mais emblemática foi mesmo a de Juscelino Kubitscheck. JK também desfilou em um Fusca conversível, mas na ocasião da chegada do modelo ao Brasil, em 1959.

Como é o VW Virtus conversível usado por Lula

Pintado na cor Azul Biscay, o Virtus Cabrio é realmente único. Ele mescla atributos das versões Highline e Exclusive. Equipado com rodas 18 polegadas e com acabamento escurecido, interior com bancos, painel e apliques de porta em preto e motor 250 TSI atrelado ao câmbio automático de seis marchas, cerca de trinta profissionais da área de Desenvolvimento do Produto, com suporte da área de Qualidade, tiveram seis semanas para fazer a entrega do veículo a tempo da cerimônia.

“Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, garantindo segurança e conforto para o propósito de uso do veículo. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas. Tudo num período extremamente curto”, detalha Antonio Carnielli Jr., Diretor de Desenvolvimento Técnico da VW.

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Para a criação do carro-conceito, foram retirados o teto, as colunas B e C, além de dar reforço a outros pontos do veículo, para não perder rigidez. O assoalho foi alongado e o tanque de combustível encurtado para criar mais espaço entre os bancos dianteiro e traseiro.

A criação do carro deu mais trabalho ainda. Novas peças de acabamento externo, como partes de fechamento das colunas e portas, bancos e tanque de combustível, precisaram ser criadas. Também foi acrescentada uma barra transversal na região da coluna B, para que os ocupantes traseiros, quando de pé, tivessem apoio e segurança. Por fim, foram modificados alguns sistemas eletrônicos de gerenciamento do veículo.

O Virtus Cabrio já tem um destino certo: o Museu da Volkswagen, dentro da unidade de São Bernardo do Campo. O local abriga raridades da empresa, mas não é aberto ao público.

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