Febre do momento nas redes sociais, o DALL-E (pronuncia-se Dalí, como o famoso pintor) tem chamado a atenção pela grande capacidade de criar imagens a partir de textos. Mas ele ainda se atrapalha em fazer tarefas envolvendo carros e vias de trânsito.
A versão mais recente e realista, chamada de DALL-E 2, está aberta a poucos colaboradores. Um deles é o cartunista Randall Munroe, que experimentou fazer rotatórias amigáveis a ciclistas. Eis o resultado:
Ele postou a sequência de imagens no Twitter com a seguinte legenda: “Boas notícias. Eu sei fazer planejamento urbano. Gerei algumas intersecções e eu acho que elas são muito bem desenhadas e muito seguras”. Sarcasmo total.
O Turboway testou a versão menos potente e aberta, chamada de mini, e os resultados foram maravilhosos. O sistema atende não só em inglês. Testamos também em português.
A técnica de gerar imagens muito próximas do real por inteligência artificial está dentro da busca das empresas de tecnologia para os próximos anos.
Como funciona o DALL-E
É um programa que usa inteligência artificial para gerar imagens. Basta descrever o que você quer em uma caixa de textos e a máquina faz o serviço. Não é preciso ter nenhum conhecimento em programação. Espantou o mundo em abril de 2022, no lançamento da segunda versão, muito realista, ainda fechada e em desenvolvimento.
De forma simplificada, o algoritmo junta todas as imagens que ele já viu e cria uma média. Se você pedir para ele desenhar um carro metade Ferrari metade Fiat Elba, ele vai ‘olhar’ todas as imagens que ele conhece de cada veículo e fazer o serviço. Mesmo colocando ações no pedido, como verbos, ele entende e junta tudo em um caldeirão de processamento e entrega o pedido em alguns minutos.
Como conta com machine learning, espera-se que ele se desenvolva cada vez mais, de acordo com os milhares de usos diários, e torne-se ainda mais surpreendente no futuro. Os designers podem estar com os empregos ameaçados.
A versão DALL-E Mini, menos potente e menos realista, está disponível para usuários em geral. É ela que tem virado febre nas redes sociais, gerando imagens dignas de memes.
De olho em tudo, o Google anunciou seu próprio produto, chamado de Imagen, ainda em desenvolvimento.