Carro traz como novidades apenas aspectos decorativos na linha 2022. Câmbio CVT nos motores 1.0 e 1.3 ficou para o ano que vem.
Em março fizemos uma lista dos carros que já passaram dos R$ 100 mil durante a escalada de preço dos veículos no Brasil desde 2019. Os aumentos foram mais intensos durante a pandemia, mas os preços já estavam sendo reajustados desde o fim de 2019 e a justificativa na época era o aumento do preço do aço no mercado.
Essa semana a Fiat lançou a versão 2022 do Cronos e deixou uma interrogação no ar: o que vai acontecer com a versão 1.8? Na divulgação e no site aparecem apenas as versões 1.0 e 1.3 como 2022. A versão 1.8 ainda aparece apenas na versão 2021 e subiu (ainda mais) de preço.
Agora o Cronos HGT, versão mais cara do carro, chega aos R$ 100 mil – quando escolhida qualquer outra cor que não seja o branco e o preto. Na sua versão mais básica, o Cronos partia de R$ 54 mil em 2018 e atualmente parte de R$ 75 mil, um aumento de 40% no produto em 3 anos. É uma nova realidade para o mercado brasileiro, onde as montadoras e os consumidores tentam se equilibrar em uma corda sobre um penhasco.
Clique aqui para ver a lista com os veículos que já passaram dos R$ 100 mil e você nem percebeu.
Ainda sem motor turbo, mas elegante
Assim como o Argo, o Cronos 2022 ainda não trouxe o motor turbo e o câmbio CVT nas versões 1.0 e 1.3, como se esperava no mercado. As únicas alterações são estéticas para a versão 1.3 S-Design. Essa versão trazia até esse ano alguns itens escurecidos, como o logotipo da Fiat. Na versão 2022 esses itens passam a ser em bronze. A mesma versão tem em seu interior volante em couro e painel com detalhe em bronze, onde no Cronos convencional é cinza. Essa pequena alteração deu um ar refinado e deixou o interior muito bonito (imagem abaixo).
No interior a versão com o pacote S-Design do Cronos têm ar condicionado digital e chave presencial. Estes itens fazem parte de um pacote de R$ 4600 que é adicionado à versão 1.3 Drive e no total o valor do carro fica em R$ 87.774,00. A grande desvantagem é que a versão 1.3 ainda é manual.
A Fiat estreou o câmbio automático em sua nova gama de motores apenas na Fiat Toro, porém é o motor 1.3 turbo. O Cronos é equipado com o motor aspirado Firefly, lançado em 2017.
Para adquirir um Cronos com câmbio automático, o comprador deve optar pelo antigo motor 1.8, que em sua versão mais básica agora sai por R$ 91.600,00.
Havia uma expectativa que a Fiat adotasse o câmbio automático para Argo e Cronos este ano, porém não houve nenhuma divulgação neste sentido. A expectativa agora fica para que a Fiat lance um complemento da linha ainda esse ano.