A Stellantis acaba de entregar a primeira entrega de 50 vans elétricas Peugeot e-Expert para os Correios. As unidades serão usadas pela estatal nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, Paraná e Pará, além do Distrito Federal.
A remessa faz parte de um ambicioso plano de eletrificar boa parte da frota e chegar a 5 mil veículos elétricos nos próximos anos, num investimento de R$ 2 bilhões.
A linha Peugeot e-Expert é equipada com motor elétrico de 136 cv alimentado por um conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh. Segundo o Inmetro, a autonomia é de até 289 km. Os modelos vêm com B-Mode, que ativa a função de frenagem regenerativa.
Os e-Expert receberam um novo tipo de revestimento no compartimento de carga. Em vez do compensado naval, eles são recobertos com ABS 100% reciclável, que garante também vida útil maiorciclável e apresenta maior vida útil que o compensado naval.
Entre os equipamentos, a van conta com 180 graus, monitoramento de pressão dos pneus, sensores crepuscular e de chuva, freio de estacionamento elétrico, indicador de fadiga, limitador de velocidade, multimídia com tela de 7″, sensor de ré e cabo do tipo 2, para recarga de emergência.
Para manter o sistema plenamente carregado, Stellantis e Correios recorreram à Weg, multinacional catarinense, que forneceu estações de recarga em parceira com a Flash Engenharia. Um software personalizado foi fornecido para a gestão da frota e dos carregamentos.