Corolla Cross GR Sport é bonito, mas deve em performance

Carro tem acessórios e cara de esportivo, mas tem motor idêntico da versão "não esportiva", o que desanima.

Lançado este ano já como modelo 2023 o Corolla Cross GR Sport tem um visual esportivo atraente, mas fica devendo no conjunto mecânico quando comparado aos outros modelos da linha.

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A linha esportiva da Toyota está presente no país também com o Corolla e a Hilux. Os modelos utilizam a expertise da Gazoo Racing, divisão de preparação da Toyota, que faz as modificações necessárias para o veículo focar no desempenho.

Toyota Corolla Cross Sport

No caso do Corolla Cross essas modificações na motorização são tímidas e, segundo a ficha técnica do carro, se resumem a ajustes da suspensão e da direção. O motor é o mesmo 2.0 de 177 cv e transmissão automática CVT. Não é turbo, é um motor aspirado.

Os bancos também são diferentes das outras versões e levam o logotipo da versão, mas acrescentam regulagem elétrica. No exterior, acessórios mais agressivos e visual marcante em preto com para-choque desenhado especialmente para a versão.

Esse texto não é uma avaliação do veículo, mas um comparativo. Nosso contato com um se deu em uma concessionária de São Paulo que tinha o carro a pronta entrega.

Se vale a pena comprar o veículo? Ele é bonito e carrega uma certa exclusividade, visto que no trânsito ainda existem muito poucos Corolla Cross nesta versão. Porém, ele não oferece nenhum atrativo em performance em relação ao Cross convencional.

Em detalhes, traz teto solar e ar-condicionado de duas zonas. Em agosto de 2022 o Corolla Cross GR Sport custa R$ 190 mil. Enquanto a versão abaixo custa R$ 171 mil e tem os mesmos itens. Como já dito acima, a diferença é o ajuste mecânico do veículo.

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A considerar que o Toyota Corolla Cross GR Sport é baseado na versão XRE, a que custa R$ 20 mil a menos e não tem cara de esportivo, o comprador vai decidir se essa diferença compensa pela perfumaria que o veículo carrega para se chamar de esportivo.

corolla cross sport

É um carro legal e até econômico dentro de sua categoria: o motor é 2.0 e segundo o Inmetro ele faz até 13 km/l na estrada utilizando gasolina.

Agora fique atento pelo seguinte: o Corolla Cross Sport é um carro flex, não é híbrido. A versão híbrida do Corolla Cross não tem uma versão esportiva e tem desempenho inferior. Vale a nota: custa apenas R$ 8 mil a mais que o GR-Sport e oferece boa economia na cidade.

Se você chegou até aqui e ficou entre “parecer esportivo” ou “ser econômico”. Fica a dica.

Veja a comparação entre os modelos:

ModeloVelocidade máximaPreço
Cross Sport195 km/h (0 a 100 em 9,8 s)R$ 191 mil
Cross XRE195 km/h (0 a 100 em 9,8 s)R$ 171 mil
Cross híbrido170 km/h (0 a 100 em 13s)R$ 198 mil

A versão XRE é o Toyota Corolla Cross convencional e com os acessórios que já estão presentes na versão Sport. Central multimídia de 9 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, além do pacote de assistentes de segurança da Toyota.

Entre o Cross convencional e o Sport a única dúvida que o comprador não vai ter é quanto à qualidade do produto e seus itens de segurança.

O que o comprador só vai ver pessoalmente na concessionária é a enorme peça de escapamento que o carro tem e que chama a atenção na traseira. Ganhou o nome popular de “marmita”. Vendo as fotos do site da Toyota ela nem aparece, mas pessoalmente é uma alegoria que não combina com um carro esportivo.

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