Conhecida por seus modelos esquisitões e após quase falir, a sul-coreana Ssangyong está voltando ao mercado mundial de automóveis com o nome KG Mobility e um novo SUV elétrico chamado Torres EVX.
O nome KG Mobility veio do novo dono, o Grupo KG, que comprou a Ssangyong do grupo indiano Mahindra. O antigo dono já havia comprado a empresa em dificuldades de seu dono sul-coreano e não conseguiu reestruturar a empresa financeiramente.
O grupo KG também é sul-coreano e atua na área química. Salvou a Ssangyong da falência praticamente aos 45 minutos do segundo tempo.
Passada a quase tragédia, a KG Mobility apresentou agora na Coreia do Sul o Torres EVX, uma evolução do projeto do Torres convencional desenhado ainda na época da Mahindra.
É um SUV com motor elétrico de 203cv alimentado por uma bateria de lítio de 73,4 kWh da chinesa BYD. A autonomia do carro estaria acima dos 420 quilômetros, segundo os sites especializados europeus. A sigla EVX é de “Eletric Vehicle eXtreme”.
As esquisitices tradicionais dos designs da Ssangyong também estão presentes no Torres. A traseira traz traços de gosto bem duvidoso, embora presenteie o dono com um super porta-malas de 840 litros.
Veja abaixo o vídeo de apresentação do novo Torres:
Linha antiga ainda à venda
A marca mantém a versão convencional do Torres, com motor 1.5 turbo a gasolina que rende 170cv e possui tração 4×4. No caso do Torres à combustão e também no restante da linha antiga a KG continua usando o nome Ssangyong.
Ainda são vendidos na Coreia o Korando, a picape Musso e o SUV Rexton. Segundo o site Carscoops a KG deverá fazer em breve uma mudança total nos modelos retirando o nome da Ssangyong e adotando inclusive um novo logotipo.
O grupo KG pretende levar o Torres para a Europa ainda este ano. Não há previsão de chegada ao Brasil.